Controle do mosquito Aedes Aegypti faz parceria com a Associação dos Engenheiros

Objetivo é ampliar a divulgação sobre a dengue em construções do município
17/01/2019 16:19h

Foto: Divulgação

A Prefeitura por meio da Centro de Operações Contra a Dengue firmou uma parceria com a AEAI (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba) em comunicação e informação no âmbito do controle do Aedes aegypti para o setor da Construção Civil. O objetivo é orientar os cuidados para diminuir a proliferação do mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika vírus nas construções distribuídas pelas cidades, que são ambientes que podem conter vários tipos de criadouros específicos trazendo um risco para os colaboradores da obra quanto para a população residente adjacente as obras.

Nas experiências do trabalho municipal em ações voltadas aos imóveis em obras e reformas prediais, são encontrados vários tipos de criadouros, os principais são: latas, masseiras, fosso de elevadores, copos e garrafas descartáveis, alumínio de marmitex e piscinas em construção. “Essa divulgação pela AEAI vai trazer mais um parceiro de grande peso e importantíssimo na luta na prevenção das arboviroses no nosso município”, comenta Ulisses Bernardinetti, coordenador do Programa Municipal do Controle da Dengue e complementa. “Entende-se que a presença de imóveis com essas características em áreas povoadas, potencializa o risco de circulação viral, pela maior oferta de fêmeas do mosquito. A complexidade do trabalho no local justifica a execução diferenciada das vistorias rotineiras para controle nos demais imóveis”.

O presidente da AEAI eng. Alexandre Romão destaca a importância da parceria. “Entendemos que a participação de toda a sociedade na luta contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é de suma importância. É notório saber que o controle da transmissão destes agravos depende de ações articuladas entre as esferas de governo e com participação da sociedade civil, esse projeto de parceria vai auxiliar na divulgação e orientação quanto a minimizar a produção de formas adultas do mosquito Aedes aegypti em imóveis em construção distribuídos pelo espaço urbano, tanto obras em andamento e obras paradas por longos ou curtos períodos de tempo, lembrando que todos nós temos que fazer nossa parte neste processo de saúde”, diz Romão.

A transmissão de Dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a estimativa é de que 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente. A questão tornou-se ainda mais desafiadora nos últimos anos quando foi confirmada a circulação no Brasil dos vírus causadores da Febre Chikungunya e da Zika, trazendo uma complexidade enorme às ações de gestão a saúde pública pela associação do Zika Vírus a Microcefalia também desencadeando problemas neurológicos pela Síndrome de Guillain Barré.

No estado de São Paulo, assim como no Brasil e no mundo, a dengue tem sido motivo de grande preocupação por parte do poder público em função do dano causado à população, especialmente no que se refere à ocorrência frequente de epidemias, bem como de casos graves e óbitos.

• Redator(es): Laís Fernandes