Programa de prevenção à violência foi foco do Ação Mulher realizado sábado (09)

Evento contou com a participação de cerca de 600 mulheres
11/03/2019 15:10h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Programa de prevenção à violência foi foco do Ação Mulher realizado sábado (09)

Além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, a última edição do Ação Mulher, realizada no sábado (09), teve como foco o “Programa Caminho das Rosas”, que consiste na prevenção da violência contra a mulher. O evento reuniu cerca de 600 mulheres e contou a presença do prefeito Nilson Gaspar (MDB), do deputado estadual, Rogério Nogueira (DEM), da nova delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Indaiatuba, Bruna Fernandes Romeiro e da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Indaiatuba, Viviane Gonçalves Teixeira Matavelli.

O prefeito Nilson Gaspar deu as boas-vindas à nova delegada. “Estávamos ansiosos pela vinda de uma delegada para a nossa DDM, para que possamos trabalhar unidos no combate à violência contra a mulher. Também estamos contando com o apoio da OAB, que logo começará a oferecer o plantão na delegacia para que as mulheres possam contar com uma assistência jurídica. Estamos trabalhando sério com um grupo de profissionais muito competentes, não apenas para auxiliar a mulher agredida, mas também para punir com seriedade os agressores, e consequentemente, reduzir esse tipo de ocorrência”, declarou.

O deputado Rogério Nogueira (DEM) ressaltou que o Governo do Estado está investindo nas delegacias da mulher e ressaltou a importância da denúncia. “A mulher que procura a delegacia geralmente já está fragilizada, mas quando o atendimento é feito por outra mulher, no caso uma delegada, ela se sente um pouco mais à vontade para expor uma situação. A mulher agredida ou mal tratada tem que denunciar sempre para acabar com a impunidade para esses crimes”, ressaltou. E completou: “Além da vinda da delegada para Indaiatuba, vou trabalhar para aumentar também o número de delegados, escrivães e todo o efetivo das polícias civil e militar para a nossa cidade”.

O evento contou também com as presenças dos atores globais Sérgio Guisé e Bianca Bin, do vice-prefeito Dr. Tulio José Tomass do Couto (PMDB), do vereador e presidente da Câmara Municipal, Hélio Ribeiro (PSB), da vereadora Silene Cavalini (PP) e do vereador Edvaldo Bertipaglia (PSB). O Ação Mulher foi encerrado com o stand up comedy de Gustavo Mendes.

CAMINHO DAS ROSAS

A secretária de cultura e idealizadora do Caminho das Rosas, Tânia Castanho, apresentou dados referentes ao monitoramento realizado pelo programa. No período de 01 de março de 2018 a 18 de fevereiro deste ano a Guarda Civil registrou 188 ocorrências de violência contra a mulher, 31 delas converteram-se em flagrante, cujos autores foram presos. Do total de ocorrências, 11% foram encaminhadas para os serviços de saúde, onde foram observadas agressões físicas, sexuais, por arma branca, verbais, autoagressões e agressões não tipificada. No mesmo período 55 mulheres em situação de violência foram atendidas pelo CREAS (Centro de Referência em Assistência Social).

“Estou muito feliz de ver o Caminho das Rosas como uma política pública efetiva de prevenção e controle dos casos de violência contra a mulher. Os 31 flagrantes que resultaram na prisão dos agressores demonstram que estamos com um olhar diferenciado sobre esses casos. Vamos continuar atuando cada vez mais sobre esses casos e trabalhando muito na conscientização das nossas mulheres para que não aceitem qualquer tipo de agressão”, argumentou Tânia.

• Redator(es): Darlene Ribeiro