Alunos de Edificações e Design de Interiores ampliam seus conhecimentos com auxílio de software

Autocad é oferecido gratuitamente aos alunos
21/03/2019 16:09h

Foto: Juliana Wolf - Fiec

O mercado de trabalho de Indaiatuba absorve os técnicos da Fiec em diversas áreas, sendo a construção civil uma das áreas em crescimento, que necessita de profissional de nível técnico e que esteja habilitado a desempenhar determinadas funções.

Os cursos técnicos de Design de Interiores e Edificações, tem duração de dois e três semestres respectivamente e oferece ao aluno noções teóricas e práticas em conteúdos voltados a construção, acabamento, instalação e outras funções.

Além de toda infraestrutura oferecida pela Fiec, os alunos podem ampliar os conhecimentos e desenvolvimento de projetos com o auxílio do software Autocad. Muito utilizado no desenvolvimento de desenhos técnicos e de peças industriais é oferecido aos alunos gratuitamente devido a parceria da FIEC com a empresa Autodesk, responsável pela criação e comercialização do software.

Técnico e suas atribuições

A coordenadora dos cursos de Edificações e Design de Interiores, a engenheira Jaqueline Baboni; explica que, o curso técnico de edificações é fomentado a fim do aluno conhecer todas as etapas de uma obra “Os conteúdos abordados levam em consideração noções fundamentais da elaboração do projeto executivo de uma residência de 80 m², visto que o técnico em Edificações possui por lei direito assegurado para desenvolver projetos com essa metragem”. Durante três semestres o aluno estuda conceitos e técnicas arquitetônicas, estruturais de instalação predial para instalação hidráulica e instalação elétrica, planejamento e controle de obras, segurança no trabalho, plano de separação de resíduos e outros.

O técnico em edificações pode atuar em: construtoras e empresas de construção civil em geral, escritórios, canteiros de obras, entre outras.

Já no curso de Design de interiores o foco principal é o interior do ambiente, o aluno estuda conceitos de iluminação, desenvolve projetos de interiores residenciais, comerciais e eventos, além da definição de toda parte de acabamento para um espaço de interior seja comercial ou residencial. A coordenadora explica, que esse profissional tem ampla desenvoltura para a área do desenho do objeto, como por exemplo projetos de mobiliários. “Os técnicos em design de interiores têm a aptidão para projetar e solucionar problemas em diferentes tipos de espaços, dando funcionalidade a eles. Empregam com criatividade as tendências de arquitetura e combinam os elementos dos ambientes.” Finaliza.

O técnico em design de interiores pode atuar em: escritórios de Design de Interiores ou Arquitetura, construtoras, lojas de móveis e decoração, empresas de projetos de interiores, entre outras.

Aulas expositivas e práticas contribuem para o desenvolvimento do aluno

Na preparação para o mercado de trabalho, a coordenadora julga como importante as aulas expositivas e práticas e os laboratórios de ideias que são implantados através do Trabalho de Conclusão de Curso “Cada aluno desenvolve seu trabalho de forma individual com clientes e proposta em espaços reais. As visitas técnicas em feiras, exposições e espaços voltados para o setor também permitem ao aluno o conhecimento prático da profissão.” Finaliza.

• Redator(es): Wanielly Amorim