Prédio do antigo Terminal Rodoviário é cercado para obras do Ponto Cidadão

Pontos de embarque e desembarque de algumas linhas de ônibus tiveram alteração
10/04/2019 16:36h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Prédio do antigo Terminal Rodoviário é cercado para obras do Ponto Cidadão

A construção do Ponto Cidadão no espaço onde funcionava o antigo Terminal Rodoviário já começou. Localizado na Presidente Vargas. O prédio localizado na avenida Presidente Vargas terá dois pavimentos. Nele funcionará uma central de atendimento de serviços públicos, entre eles o Procon, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e Junta Militar. O objetivo é oferecer mais conforto e comodidade à população. A previsão é de que a obra esteja concluída em novembro.

Pelo projeto da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, a edificação será de estrutura metálica aparente, com paredes internas em placas de cimento e pele de vidro, seguindo a mesma identificação visual de edifícios públicos da cidade como o Paço Municipal. Serão 1.643,47m² de área construída.

No pavimento térreo abrigará o PAT e um posto de atendimento de serviços públicos, que dividirão espaço com quatro lojas, sanitários feminino e masculino acessíveis, depósito, refeitório/copa e praça de alimentação, com duas lanchonetes

Tanto o Procon como a Junta Militar funcionarão no pavimento superior, onde também terá espaço para um segundo refeitório, sanitários e uma sala de treinamento/reuniões.

O Ponto Cidadão oferecerá 35 vagas para estacionamento no sistema rotativo, 28 vagas para motos e um bicicletário com 33 vagas, além de um estacionamento exclusivo para funcionários com 19 vagas.

O investimento na obra será de R$ 4.358.529,25.

Linhas urbanas

A obra exigiu mudanças no embarque e desembarque das linhas urbanas que fazem ponto final ou que passam pelo Terminal Central, na antiga Rodoviária. Desde terça-feira (09) as linhas 320, 328, 329, 331 e 332, que fazem ponto final no Terminal foram remanejadas, ficando a 320, 331 e 332 com ponto final na Rua Vinte e Quatro de Maio, no muro da antiga Têxtil Judith. Já as linhas municipais 328 e 329 utilizam as plataformas existentes ao lado da caixa d’água.

As plataformas também passaram a ser utilizadas pela linha Metropolitana 611 Indaiatuba (Terminal Rodoviário de Indaiatuba) x Americana (Terminal Rodoviário Francisco Luiz Bendilatti), via Monte Mor, Sumaré e Nova Odessa, e pela linha Regular Suburbano Capivari x Indaiatuba, da Artesp, que fazem passagem pelo Terminal Central, em ambos os sentidos. Na plataforma 01 ficaram as linhas 611 e suburbana; a plataforma 02 fica para a linha 328; e a plataforma 03, para a linha 329.

Recarga de cartão

Durante o período de reforma, o posto de atendimento da SOU Indaiatuba para a emissão e carregamento do Cartão SOU funcionará na Rodoviária nova, localizada na Rua dos Indaiás, no Jardim Belo Horizonte. A Prefeitura já solicitou que a empresa disponibilize outros pontos de recarga do cartão na região central, o que deve acontecer já na próxima semana.

Os quatro comerciantes que ocupam os boxes da antiga Rodoviária, incluindo duas lanchonetes, também foram realocados durante a obra, e ocupam os containers montados atrás do ponto de ônibus da avenida Vargas, anexo ao antigo Terminal.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno