Parcerias com empresas contribuem na atualização dos cursos do eixo de controle e processos industriais

Empresas colaboram com a atualização da matriz curricular
18/04/2019 08:43h

Foto: Juliana Wolf

A Fiec é referência nacional em ensino técnico, e para garantir a qualidade dos cursos, realiza parcerias com empresas locais que, colaboram com a atualização da matriz curricular, com o objetivo de habilitar os alunos para a realidade do mercado de trabalho.

Os alunos por sua vez, se beneficiam com o preparo técnico e qualificação, através de aulas sobre os métodos utilizados na Indústria 4.0, conteúdos atuais de hidráulica, pneumática, metrologia e ainda tem acesso aos Softwares: Edgcan para simulação de fresa e solda; SolidWorks e Autocad.

Além disso, grandes empresas de Indaiatuba como: Eldor do Brasil, Unilever e SEW Eurodrive contratam a Fiec para qualificar seus funcionários e também realizam a contratação de estagiários de nível técnico para desenvolver atividades relacionadas aos cursos.

Dados da Secretaria de Governo de Indaiatuba revela que há 849 indústrias cadastradas na cidade, cujas atividades predominantes são as indústrias automotivas, mecânicas e metalúrgicas. Para atender a demanda do mercado, a Fiec oferece no eixo de Controle e Processos Industriais, os cursos de: Automação Industrial, Eletroeletrônica, Mecânica e Mecatrônica.

Os cursos têm a duração de três semestres, incluindo estágio supervisionado obrigatório. Conta ainda com 100 horas de inglês obrigatórias e mais 200 horas facultativas.

Os técnicos e suas atribuições- Catálogo Nacional de Cursos Técnicos/MEC

Técnico em Automação Industrial

Realiza integração de sistemas de automação. Emprega programas de computação e redes industriais no controle da produção. Propõe, planeja e executa instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realiza manutenção em sistemas de automação industrial. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos elétricos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão

Técnico em Eletroeletrônica

Planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais. Projeta e instala sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes de energias alternativas. Elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletroeletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão. Inspeciona componentes, produtos, serviços e atividades de profissionais da área de eletroeletrônica.

Técnico em Mecânica

Elabora projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados à máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos. Opera equipamentos de usinagem. Aplica procedimentos de soldagem. Realiza interpretação de desenho técnico. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica.

Técnico em Mecatrônica

Projeta, instala e opera equipamentos automatizados e robotizados. Realiza programação, parametrização, medições e testes de equipamentos automatizados e robotizados. Realiza integração de equipamentos mecânicos e eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

• Redator(es): Wanielly Amorim