Ações Educativas marcam programação do Movimento Maio Amarelo em Indaiatuba

25/04/2019 15:54h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Ações Educativas marcam programação do Movimento Maio Amarelo em Indaiatuba

Indaiatuba irá focar em ações educativas na programação do Movimento Maio Amarelo deste ano, seguindo o mote da campanha nacional do Contran (Conselho Nacional do Trânsito), que é “No Trânsito o Sentido é a Vida”. O objetivo é conscientizar não apenas condutores de veículos, mas todos os envolvidos no trânsito. Durante todo o mês, a Prefeitura divulgará mensagens de conscientização nas redes sociais seguindo o tema da convivência harmoniosa entre pedestres e motoristas. A programação de rua começa no dia 08 de maio e se estende até o dia 30. A tradicional caminhada “Atenção pela Vida” promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em parceria com a Administração Municipal, acontecerá no dia 19.

Para as ações a Prefeitura também conta com a parceria da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), AB Colinas, Polícia Militar Rodoviária, Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e do Ceth (Centro Educacional de Treinamento Honda).

No dia 08, a equipe da concessionária AB Colinas estará na base na Polícia Militar Rodoviária, no km 60 sentido Sul da rodovia SP-75, para fazer abordagens à motociclistas para a entrega de materiais de conscientização. A mesma ação se repetirá no dia 30, encerrando as atividade do Maio Amarelo.

Entre os dias 13 e 17 de maio, estudantes da Fiec e agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) da Secretaria de Obras e Vias Públicas estarão auxiliando a travessia segura nas faixas de pedestres em pontos da cidade de grande movimento. Os locais das ações incluem os semáforos da Pista de Skate, da confluência das avenidas Presidente Vargas e Visconde de Indaiatuba, na avenida Francisco de Paula Leite, próximo ao Haoc, ao Habib’s e à Praça do Cato, na Rua 80, e na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no semáforo do Objetivo. Serão distribuídos materiais de orientação cedidos pelo Observatório.

A caminhada “Atenção pela Vida” entra na quinta edição. O evento, que será realizado no dia 19, contará com um circuito de saúde em frente à Prefeitura. No local, os participantes também poderão fazer um teste com o Rodovírtua, um óculos de realidade virtual com vídeos 360 graus que simulam situações a que o motorista está sujeito ao adotar atitudes de risco ao volante. A AB Colinas e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) trazem esse equipamento para Indaiatuba. O Rodovírtua aborda sempre a participação do fator humano nos acidentes.

O CETH – Centro Educacional de Treinamento Honda também será parceiro na caminhada, com a pista educativa infantil e com material educativo que trabalha o tema “Harmonia no Trânsito”.

No dia 25, o Demutran também organizará um evento especial do Maio Amarelo na Praça Dom Pedro, com a presença dos bonecos Transitolino e Faixinha, que foram desenvolvidos especialmente para ajudar nas ações feitas durante a Semana Nacional do Trânsito do ano passado. Eles vão para as ruas novamente com a equipe do Trânsito com a missão de garantir a atenção da população durante as abordagens.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros países nos cinco continentes.

Tema: Motociclista na via

Local: Base PMR SP-075 km 60 sul

Horário: das 15 às 17h

Manhã

Local: - Av. Francisco de Paula Leite / Av. Ário Barnabé / Av. Juscelino K. de Oliveira

(Habib’s)

Horário: 9h às 10hs

Tarde

Local: Av. Engº Fábio Roberto Barnabé / Rua João Amstalden (Objetivo)

Manhã

Local: Av. Engº Fábio Roberto Barnabé / Av. Fábio Ferraz Bicudo (Pista de Skate)

Tarde

Local: Av. Conceição / Av. Av. Engº Fábio Roberto Barnabé / Av. Pres. Kennedy / Av.

João Ambiel (Boteco do Portuga)

Manhã

Local: Av. Pres. Vargas / Av. Itororó / Av. Visconde de Indaiatuba (Paulistão)

Horário: 9h às 10hs