Prefeitura inicia trabalhos de revitalização da avenida Ário Barnabé

Obra começa pela ciclovia, partindo da confluência com a avenida Paula Leite
02/05/2019 16:37h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Prefeitura inicia trabalhos de revitalização da avenida Ário Barnabé

Os trabalhos de revitalização da avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol, foram iniciados nesta semana. A ciclovia do canteiro central já foi isolada para o início da obra, partindo da confluência com a avenida Francisco de Paula Leite, sentido Cristo. A revitalização da Ário segue um projeto de mobilidade urbana, que tem como principal objetivo melhorar a fluidez do trânsito e atender de forma adequada as necessidades de condutores de veículos, pedestres e ciclistas.

Entre as principais mudanças propostas pelo projeto de requalificação da avenida estão a adequação da faixa para veículos e seu alargamento em uma extensão aproximada de 2,1 km, e a criação de bolsões de estacionamento no canteiro central, que garantirão mais segurança na entrada e saída de veículos. Esses bolsões oferecerão área de passeio para pedestres.

A ciclovia sai do canteiro central e será substituída por ciclofaixas nas laterais da via, onde não será permitido o estacionamento de veículos. Todo o calçamento no acesso aos imóveis será refeito e padronizado com piso intertravado e instalação de pisos táticos nas calçadas, seguindo as normas de acessibilidade.

A Ário Barnabé ainda ganhará travessias elevadas para pedestres e 10 baias de ônibus com recuo para garantir mais segurança no embarque e desembarque de passageiros e também para não comprometer a fluidez do trânsito. O projeto também inclui uma revitalização da rede de distribuição de energia para resolver o problema de poluição visual e melhorar a iluminação, com a substituição de 74 postos de iluminação e a instalação de lâmpadas LED.

A instalação de 48 placas de identificação de ruas nos cruzamentos da avenida e a padronização dos equipamentos semafóricos no modelo novo também integram o projeto de revitalização, assim como o recapeamento de toda a avenida. Serão mais de 40 mil metros quadrados de pavimento.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) explicou que o projeto foi desenvolvido com foco na mobilidade urbana, na acessibilidade e na segurança dos usuários da via. “Assumi o compromisso de fazer melhorias na avenida Ário Barnabé e estou cumprindo”, justificou. “Como é uma avenida que já está pronta, não tivemos muito espaço para fazer tudo o que gostaríamos, mas vamos conseguir deixar a Ário Barnabé bem mais acessível. Com as mudanças que estamos propondo, vamos melhorar muito as condições gerais de mobilidade no local”, reforçou.

O investimento na obra é de aproximadamente R$ 5,6 milhões e a previsão é de que os trabalhos estejam concluídos no prazo de 12 meses.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno