Indaiatuba vacinou 62% do público alvo para a imunização contra a gripe

07/05/2019 16:39h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Indaiatuba vacinou 62% do público alvo para a imunização contra a gripe

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está em andamento desde o dia 10 de abril e seguirá até o dia 31 de maio. Até o momento Indaiatuba já alcançou 62% do público alvo para receber a imunização. O Departamento de Vigilância em Saúde indica que 43 mil pessoas dos grupos prioritários, fora as comorbidades devem ser vacinadas contra a gripe. No sábado (4) aconteceu o Dia D, as Unidades de Saúde ficaram abertas das 8h às 17h, além de outros pontos como praças e supermercados, cerda de 5.500 doses foram aplicadas no sábado e desde o início da campanha foram aplicadas 30.360 doses.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). É destinada para gestantes; mulheres com 40 dias de pós-parto; crianças de 6 meses a menores de seis anos de idade; trabalhadores de saúde; idosos com mais de 60 anos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

De acordo com a secretária de Saúde, Graziela Garcia, a participação da população no Dia D foi muito expressiva. “Estou feliz com o resultado que alcançamos, pois, nossa cidade intensifica a vacinação não só nas unidades de saúde, fazemos parcerias para levar a vacina em outros pontos, como praças e supermercados, isso é para facilitar ainda mais o acesso da população e vemos um bom resultado com esse trabalho. Quero parabenizar toda equipe da Secretaria de Saúde que trabalhou neste dia, foram mais de 200 pessoas distribuídas na cidade que se dedicaram para garantir a vacina ao público indicado”, comenta Graziela.

Quem tem direito a vacinação, mas ainda não conseguiu tomar a dose tem até o dia 31 desse mês para comparecer em uma unidade de saúde. Para ser vacinado é preciso levar a carteirinha de vacinação (se tiver); documento pessoal com foto e identificação que faz parte de algum desses grupos prioritários, como: carta médica, holerite ou identificação profissional.

SINTOMAS E PREVENÇÃO

Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem: evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas); restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação; evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Para prevenir a doença, o Ministério da Saúde recomenda à população medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus. Também não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante alertar para sinais e sintomas de gravidade para a busca imediata de avaliação em uma unidade de saúde.

CEPAS DA VACINA CONTRA A INFLUENZA

Em relação ao ano passado (2018), houve alteração de duas cepas (cepas A/Switzerland/8060/2017 (H3N2) e B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87) na vacina influenza. Portanto, em função desta mudança na composição da vacina, é imprescindível receber a vacina em 2019, com as cepas preconizadas pela OMS para o Hemisfério Sul. O Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina contra influenza com cepas 2018 pois não tem a mesma composição da vacina de 2019, o que faz com que não seja eficaz para proteção.

• Redator(es): Laís Fernandes