Notícias

Exército Brasileiro realiza treinamento de tropas em Indaiatuba

  • Publicação: 15/05/2019 11:25h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 344

Foto

Foto: Eduardo Turati - GC

Indaiatuba receberá pelo terceiro ano consecutivo o Exercício Anhanguera – Operação Goyazes III, comandada pelo Exército Brasileiro (EB). A ação tem apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança Pública e acontecerá entre os dias 19 e 24 de maio. Neste período a 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L) de Campinas irá realizar exercícios de adestramento com objetivo de promover a capacitação e a avaliação de frações de sua tropa para emprego em ações de grandes eventos como apoio aos Órgãos Governamentais para Garantia da Lei e da Ordem.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes, destaca a importância da parceria e bom relacionamento com o Exército Brasileiro, que é uma instituição muito respeitada no país. “Ficamos lisonjeados em receber e poder ajudar o Exército no treinamento GLO (Garantia da Lei e Ordem), que é pura segurança pública, o que a Guarda Civil faz no dia a dia. O bom relacionamento institucional e a troca de experiência é de extrema relevância para a Secretaria de Segurança. Sem contar que a presença do Exército em nosso município é uma honra para todos nós”.

De acordo com o Chefe da Seção de Comunicação Social da 11ª Bda Inf L, Tenente Coronel Eduardo José Lopes Gonçalo, durante os cinco dias, mais de 800 militares devem participar do exercício. “O treinamento é de extrema importância, pois envolve a tropa e seus Comandantes. É durante esses exercícios que o militar toma contato com as medidas necessárias para a ocasião”, explicou.

A Brigada é especializada em Operações Urbanas e está apta em atuar em todo território nacional. “Também pode atuar em ações específicas, como por exemplo, a Intervenção Federal ocorrida no Rio de Janeiro em 2018”, afirmou.

Aciso

Durante a atividade de preparo, na quinta-feira, dia 23 de maio, será executada uma Ação Cívico-Social (Aciso) na Praça Dom Pedro II, das 13h às 17h. O evento é aberto ao público e reúne diversas atividades, tais como: exposição de material de emprego militar, apresentações da Banda do Exército, Canil da Guarda Civil e orientação sobre o trabalho da Defesa Civil, Dengue, Projeto 100% Saúde e Vacinação contra Influenza. O encerramento contará com um desfile de tropa e carros militares.

Ocupação e Ações

Os integrantes do 37°Batalhão de Infantaria Leve - 37°BIL de Lins/SP ficarão nos Complexos Esportivos e o 13° Regimento de Cavalaria Mecanizado - 13° RCMec de Pirassununga/SP ficará no Ginásio de Esportes. Ambos durante o Exercício executarão vários tipos de operações, tais como: patrulhamento a pé e motorizado, posto de bloqueio e controle de vias, operações de busca e apreensão, posto de segurança em infraestrutura e instalações sensíveis como pontos de abastecimento de água, estação de luz, etc e operação de cerco, isolamento e vasculhamento de bairro.

No velódromo ficará o comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve, a 2ª Companhia de Comunicações Leve e Companhia de Comando. As duas últimas são responsáveis pela comunicação e logística da Brigada, respectivamente.

Funcionamento dos Núcleos Esportivos:

Velódromo Municipal:

O atendimento ao público e as atividades na pista neste período estão cancelados

Ginásio Municipal de Esportes:

Esporte Cidadão e Juventude Esportiva – As aulas de Ginástica Rítmica acontecerão normalmente no Centro de Ginástica, sito a Rua Guatemala nº 147, Parque Boa Esperança

Lazer Esportivo – As aulas de musculação acontecerão normalmente e as aulas de ginástica e de alongamento da sala de ginástica na quarta-feira pela manhã e no período da noite acontecerão normalmente

Atendimento ao Público: segue normalmente

Quadra: As atividades na quadra estão canceladas para uso da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf. L)

Centro Esportivo do Trabalhador:

Lazer Esportivo: As aulas de natação na Piscina de 50 metros (Piscina Olímpica) acontecerão normalmente

Esporte Competitivo: Os treinamentos na Piscina de 50 metros (Piscina Olímpica) acontecerão normalmente

Atendimento ao Público: neste período estão cancelados

Demais Dependências: As atividades nas demais dependências estão canceladas para uso da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf. L)

Centro Esportivo do Rêmulo Zoppi:

Atendimento ao Público e as Atividades Esportivas (Campo) e de Lazer (Natação e Hidroginástica): Essas atividades acontecerão normalmente

Quadra: As atividades na quadra estão canceladas para uso da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf. L)


Notícias relacionadas