Notícias

Hospital Dia passa por reformas para ampliação das instalações do Centro Cirúrgico

  • Publicação: 16/05/2019 08:44h
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 341

Foto

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

O Hospital Dia “Dr. Renato Riggio Jr” está em obras para a reformulação e ampliação do Centro Cirúrgico. Entre as mudanças está a construção de uma nova sala de cirurgias. A obra é executada por meio do projeto “Empresa Solidária”, uma parceria firmada entre e Prefeitura de Indaiatuba, a Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (Aesci), a SHDias Consultoria e Assessoria e o Instituto de Gestão de Cidades (Igecs).

Conforme projeto da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, toda a área do Centro Cirúrgico será reformulada para acrescentar uma nova sala de cirurgia. A ala contará com nova área de espera pré-operatório separado por sexo e com sanitários masculino e feminino para dar mais privacidade e conforto aos pacientes. O mesmo será feito com pós-operatório, que também será separado por sexo, com sanitários, inclusive para pessoas com deficiência.

Para viabilizar a reforma e ampliação do Centro Cirúrgico o projeto incluiu a construção de novos vestiários para funcionários, para liberar a área dos antigos.

Atualmente o Hospital Dia conta com duas salas cirúrgicas e realiza cerca de 300 cirurgias mensais. Com a finalização da obra será possível atender até 450 pacientes por mês. Serão três salas de cirurgias completas, além de reestruturação do quadro médico e de enfermagem para atender a população.

O Hospital Dia realiza cirurgias nas quais o paciente recebe alta no mesmo dia que o procedimento é realizado. Conta com um anestesista por dia e médicos cirurgiões nas diversas especialidade, e serviço de enfermagem. Além das duas salas cirúrgicas em funcionamento, o HD disponibiliza sete leitos de recuperação anestésica e uma central de material esterilizado.

As cirurgias são previamente agendadas e não é feito atendimentos de urgência no local. Também são realizados procedimentos menores que exigem apenas anestesia local, com alta logo após termino do procedimento, e cirurgias com anestesia geral ou regional, com alta dos pacientes no final do dia.

Em 2015 o Hospital Dia também passou por uma obra de ampliação para receber o Sae (Serviços de Atenção Especial) da Secretaria Municipal de Saúde. A ampliação totalizou 97,50m² de área construída. O novo espaço permitiu ao paciente que procura atendimento ter um acolhimento diferenciado e sigiloso, com uma recepção exclusiva.

No ano passado a equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas iniciou uma reforma para a manutenção do prédio, que agora será complementada pela ampliação.

Empresa Solidária

O projeto “Empresa Solidária” foi lançado em março de 2018, inicialmente para a realização de 171 cirurgias vasculares direcionadas a pacientes já triados pela Secretaria Municipal de Saúde e que aguardavam pelo procedimento.

Em outubro do ano passado, pela primeira vez, a Administração Municipal realizou 28 cirurgias de mastectomia na cidade graças ao projeto, zerando a fila de espera para essa cirurgia.


Notícias relacionadas