Indaiatuba é 1ª entre municípios com mais de 100 mil habitantes em índice federal

Índice de Governança Municipal avaliou finanças, gestão e desempenho
10/06/2019 11:54h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Indaiatuba está entre as cidades mais bem administradas do Brasil de acordo com o Índice CFA (Conselho Federal de Administração) de Governança Municipal divulgado nesta quinta-feira (06). O município obteve IGM 8,70, sendo o mais bem avaliado entre as 155 cidades do país com mais de 100 mil habitantes e renda per capita acima de R$28.900. O índice avaliou a governança pública dos municípios brasileiros a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho, considerando dados de 2017. A pesquisa agrupou os municípios semelhantes de acordo com número de habitantes e renda per capita.

"Este índice nacional comprova o que pesquisas regionais têm já revelado recentemente: estamos no caminho certo. Temos administrado a cidade com responsabilidade, prezando por uma gestão séria com planejamento estratégico para que nosso município cresça sustentável, com respeito ao meio ambiente e garantia de qualidade de vida à população. Resultados como esse nos motivam a intensificar o trabalho e o empenho para termos uma Indaiatuba cada vez melhor para esta e para futuras gerações", salientou o prefeito Nilson Gaspar (MDB).

O estudo considerou áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e segurança a partir de bancos de dados extraídos de bases públicas, como, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), DATASUS, sistema informatizado do Sistema Único de Saúde, MPF (Ministério Público Federal), entre outros.

Nos indicadores de finanças, que analisam a disponibilidade de recursos e gestão fiscal, Indaiatuba alcançou 9,28. O estudo considerou dados fiscais, investimento per capita (saúde e educação), equilíbrio previdenciário e custo legislativo.

Com relação à gestão, que avalia as práticas de administração adotadas pelos municípios, a cidade ficou com 8,30. Nesse caso foram verificados os quesitos colaboradores, planejamento, transparência e qualidade da gestão.

Indaiatuba obteve 8,52 para o desempenho que, de acordo com a pesquisa, buscou avaliar os resultados de políticas públicas para a sociedade. Este item considerou educação, qualidade habitacional, vulnerabilidade social, saúde e segurança.

• Redator(es): Darlene Ribeiro