Notícias

Secretaria de Educação promove palestra sobre a temática Altas Habilidades/Superdotação

  • Publicação: 12/06/2019 15:46h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 421

Foto

Foto: Arquivo PMI/RIC

No dia 18 de junho a Secretaria de Educação promove palestra para educadores da Rede Municipal ou particular, pais de alunos e interessados. O tema abordado pela Dra. Rosemeire de Araújo Rangni será “Altas Habilidades: Conceito, Identificação e Atendimento”. O curso prevê certificado e será ministrado às 19h30, no Ciaei. Os interessados devem se inscrever até o dia 14 pelo Portal da Educação (www.educmunicipal.indaiatuba.sp.gov.br > aba inscrições e pesquisas). O evento tem iniciativa e organização da COMAHSD (Comissão para estudos, pesquisa e procedimentos voltados à identificação e acompanhamento de alunos com indícios de Altas Habilidades ou Superdotação).

Sobre o tema

Altas Habilidades/Superdotação, é uma das áreas da Educação Especial, que na perspectiva da educação pautada na equidade, a professora doutora discorrerá o conceito, a identificação e o atendimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 3 a 5% da população mundial tem Altas Habilidades/Superdotação, mas não são identificados por razões pautadas em mitos.Disseminar a temática Altas Habilidades/Superdotação é contribuir para a quebra de paradigmas, possibilitando reflexões e ações para o desenvolvimento do potencial humano.

Sobre a palestrante

Dra. Rosemeire de Araújo Rangni possui graduação em Direito – Faculdades Integradas de Guarulhos (1982), graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2002), mestrado em Educação – Universidade Cidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação Especial – Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é professora adjunto 4 da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades/superdotação, atendimento educacional especializado, gestão educacional e surdocegueira. É líder do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH) (UFSCar) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Excelência, Sustentabilidade e Inovação Social: Engenharia das Organizações Criativas e Soluções Tecnológicas Educacionais (UNIRIO). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Altas Habilidades (LAPAH). Membro da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluaciónen Altas capacidades Intelectuales (REINEVA). Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD).


Notícias relacionadas