21ª Festa das Nações de Indaiatuba será realizada de 05 a 07 de julho no Pavilhão da Viber

Fenui faz homenagem à colônia alemã; entrada será gratuita
26/06/2019 12:41h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Integrantes da Associação das Entidades Étnicas de Indaiatuba (AEEI) receberam a imprensa na tarde desta terça-feira (25) para divulgar a realização da 21ª edição da Fenui (Festa das Nações Unidas de Indaiatuba), que conta com o apoio da Prefeitura Municipal e será realizada de 05 a 07 no Pavilhão da Viber. A coletiva foi realizada no gabinete do prefeito Nilson Gaspar e contou com a presença da Secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani.

Este ano a Fenui homenageará a Colônia Alemã do Bairro Friburgo, em Campinas, divisa com Indaiatuba, que comemora esse ano seus 140 anos de fundação. Com entrada gratuita, o objetivo é preservar a história da imigração alemã e a cultura por meio de festas e atividades culturais. A organização da festa promoverá pela primeira vez o ingresso solidário, cujo objetivo é arrecadar um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite, que posteriormente serão doados para entidades de assistência social de Indaiatuba.

Com uma rica programação que oferece uma série de atrações culturais e gastronômicas típicas de diferentes países e regiões do Brasil, a Fenui visa estimular a confraternização étnica e cultural. A AEEI atualmente é composta por seis etnias: Italiana, Japonesa, Alemã, Suíça, Nordestina e Coni (afrodescendente).

Também marcaram presença na coletiva de imprensa o vereador Massao Kanesaki (DEM), a presidente da AEEI, Maria Angela Faustino, o secretário da AEEI, Sérgio Seigi Saito, dentre outros integrantes da associação e embaixadores de cada uma das etnias.

Concurso Cultural nas Escolas

No domingo (07) às 15h o público poderá conhecer os vencedores do concurso cultural de desenho e redação promovido pela associação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação para alunos de oito escolas municipais da cidade. São elas: da EMEB "Prof. Wladimir Olivier"; EMEB "Prof.ª Sylvia Teixeira de C. Sannazzaro"; EMEB "Prof. Antonio Luis Balaminutti"; EMEB "Profª Renata Guimarães Brandão Anadão"; EMEB "Profª Maria José Ambiel Marachini"; EMEB "Profª Laura Fahl Corrêa"; EMEB “Padre Joaquim Aparecido Rocha” e EMEB “Dom Ildefonso Stehle”. O tema proposto para os estudantes foi: "A Cultura Alemã em Indaiatuba e Região".

Colônia Alemã

As 34 famílias fundadoras de Friburgo partiram de Holstein (norte da Alemanha) em 1857. “Friedburg”, cujo significado é “Castelo da Paz” foi doado aos moradores, pois o convívio fraternal, e a tranquilidade reinava entre aquelas famílias. Cultivavam batata, arroz, feijão, milho, café e conseguiram também um bom rebanho de gado de leite. Os produtos eram comercializados, em sua maioria, em Campinas. Atualmente a colônia alemã conta com o grupo de dança Tanzgruppe Friedburg.

Confira a programação completa da 21ª Fenui:

5 DE JULHO DE 2019 – SEXTA-FEIRA

18h00 - Abertura

18h00 - Música Multiétnica

20h00 - Dança do Ventre - Daiana Dharmadevi

20h30 - Folclore Japonês - Hiromi Arita, Cantor Sunao Fuzita e Grupo de Odori das Senhoras da Acenbi

21h00 - Solenidade de Abertura

21h30 - Folclore Alemão - Tanzgruppe Friedburg

22h15 - Folclore Italiano - Banda Patricia Alice

6 DE JULHO DE 2019 - SÁBADO

18h00 - Abertura

18h00 - Música Multiétnica