Notícias

Fundação Pró-Memória promove projeto “Semana de Férias no Casarão”

  • Publicação: 12/07/2019 13:26h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 478

Foto

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

A “Semana de Férias no Casarão” é uma tradição no Museu Municipal Casarão Pau Preto. Para este ano, a Fundação Pró-Memória, programou muitas novidades para atender desde os bebês até a terceira idade. As inscrições devem ser realizadas no próprio Museu, rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim pau Preto, a partir do dia 12 de julho. Mais Informações ligar no (19) 3875-8383.

No dia 22 de julho, na parte da manhã, será realizada a Oficina “Um dia de Da Vinci”. Voltada para bebês de 0 a 3 anos, suas telas serão caixas de salgados e suas tintas serão feitas a base de alimentos naturais. Uma bela atividade que unirá pais e filhos em uma interação única. E tudo isso ao som de lindas sinfonias! Recomenda-se que os bebês venham com roupas que possam sujar. Já a parte da tarde será voltada para o público idoso. A oficina Casarão 60+, promoverá duas atividades que visam trabalhar com a imagem, a coordenação motora e a memória dos visitantes da terceira idade. Por fim, será feita uma conversa – acompanhada de um coffee break - sobre as perspectivas desse público acerca do Museu.

Os dias 23 a 27 de julho as atividades serão voltadas para o público entre 7 e 10 anos. Serão promovidas várias oficinas divertidas, onde as crianças aprenderão brincando. Ao final do dia, será oferecido um lanche aos participantes das oficinas.

No sábado terá uma Contação de Histórias, aberta ao público geral, seguida de um piquenique coletivo entre as crianças que participaram das oficinas e seus pais. Para a realização do piquenique cada criança deverá levar um prato de doce ou salgado. Recomenda-se que as crianças venham com roupas confortáveis e bonés.

ATIVIDADES DO PROJETO “FÉRIAS NO CASARÃO”

22/07/2019 (segunda-feira)

- Oficina “Um dia de Da Vinci”

Que os bebês adoram descobrir coisas novas todos sabem, mas muitos familiares ainda temem o uso de tinta nesta faixa etária, já que nessa idade as crianças ainda têm o hábito de levar tudo até a boca. No entanto este contato é importantíssimo para o desenvolvimento infantil. Pensando nisso criamos a Oficina “Um dia de Da Vinci”, voltada para bebês de 0 a 3 anos, onde suas telas serão caixas de salgados e suas tintas serão comestíveis, tendo como base alimentos naturais. Uma bela atividade que unirá pais e filhos em uma interação única. E tudo isso ao som de lindas sinfonias!

Duração máxima: 2h (9h às 11h)

Responsáveis: Tami Coelho Ocar e Yara Raquel S. Cruz

Público máximo: 10 bebês + respectivos pais (pais ou responsáveis deverão permanecer nas dependências do Museu durante a realização de toda a atividade).

Inscrições no próprio Museu, a partir do dia 12/07/2019

- Casarão 60+

Quem pensa que o “Férias no Museu” é um período de diversão só para a criançada está enganado! No Museu Municipal Casarão Pau Preto os idosos também poderão curtir uma tarde participando de alguns jogos lúdicos. As atividades visam trabalhar com a imagem, a coordenação motora e a memória dos visitantes da terceira idade. Por fim, será feita uma conversa sobre as atividades e perspectivas desse público acerca do Museu.

Duração máxima: 2h 30min (14h às 16h 30min)

Responsáveis: Tami Coelho Ocar e Yara Raquel S. Cruz

Público máximo: 30 idosos

Inscrições no próprio Museu, a partir do dia 12/07/2019

*Após a atividade será oferecido coffee break para o grupo, das 16h 30min às 17h

23/07/2019 (terça-feira) a 27/07/2019 (sábado)

Oficinas para crianças de 7 a 10 anos de idade

Público máximo: 20 crianças

Inscrições no próprio Museu, a partir do dia 12/07/2019

*De terça a sexta será oferecido lanche para as crianças, das 16:30 às 17h. No sábado será feito um piquenique coletivo, e cada criança deverá trazer um prato de doce ou salgado.

- Oficina de pulseiras com tear de papelão

A confecção de pulseiras sempre foi algo muito terapêutico, mas já imaginaram criar pulseiras únicas usando linha e papelão? Nós da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba traremos para as crianças esta oficina na Semana de Férias do Museu Municipal Casarão Pau Preto. Lá eles aprenderão a confeccionar pulseiras inéditas em teares de papelão, e de quebra totalmente sustentáveis.

Data: 23/07/2019.

Duração máxima: 2h 30min (14h às 16:30h)

Responsável: Yara Raquel S. Cruz

- Oficina de “Isogravura”

A xilogravura é uma técnica artística muito antiga, inventada provavelmente pelos chineses por volta do século VI. Na idade média ela se popularizou no ocidente, sendo trazida ao Brasil pelos portugueses. Aqui em nosso país a xilogravura se desenvolveu sobretudo no Nordeste, dentro da literatura de cordel. A técnica original se baseia na utilização de uma matriz de madeira, onde a tinta é passada e depois “carimbada” em uma folha de papel. Nessa oficina as crianças aprenderão um pouco mais sobre essa arte e produzirão suas próprias “Isogravuras” (versão em que a madeira é substituída por bandejas de isopor), as quais participarão de uma “Exposição Virtual” posteriormente na página do Facebook da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.

Data: 24/07/2019.

Duração máxima: 2h 30min (14h às 16:30h)

Responsáveis: Tami Coelho Ocar e Yara Raquel S. Cruz

- Oficina de Arqueologia

Quem nunca sonhou em ser um Indiana Jones, viver aventuras e escavar tesouros? Isso é possível na Oficina de Arqueologia na Semana de Férias no Museu Casarão Pau Preto. As crianças terão uma breve palestra onde será ensinado a elas sobre o que é Arqueologia e como trabalha o arqueólogo. Depois eles passarão por algumas etapas de um trabalho de Arqueologia: escavação, registro, identificação, catalogação e análise das peças, tudo de uma forma lúdica e divertida.

Data: 25/07/2019.

Duração máxima: 2h 30min (14h às 16:30h)

Responsável: Tami Coelho Ocar

- Caça ao tesouro pelo bosque

“ANDEM, MARUJOS, NÃO TEMOS TEMPO A PERDER! O baú do tesouro nos espera!” Piratas viviam aventuras únicas, cheias de mistérios, lendas e, no final, uma grande recompensa os esperava. A Caça ao Tesouro é uma ótima brincadeira para as crianças, tratando-se de uma atividade muito divertida que auxilia no desenvolvimento intelectual, físico e social dos pequenos. Pensando nisso traremos uma incrível caça ao tesouro, aonde as crianças poderão se divertir e, de quebra, descobrir um pouco mais sobre os segredos que rondam o Museu Municipal Casarão Pau Preto.

Data: 26/07/2019.

Duração máxima: 2h 30min (14h às 16:30h)

Responsável: Yara Raquel S. Cruz

- Contação de histórias com a trupe “A Hora da História”

Data: 27/07/2019.

Duração máxima: 1h (14h às 15h)

Público: livre

- Piquenique coletivo com os pais (aberto para todos que participaram das oficinas)

Data: 27/07/2019.

Duração máxima: 2h (15h às 17h)

Público: participantes das oficinas e respectivos pais (trazer um prato de doce ou salgado).

Serviço:

Museu Casarão Pau Preto

Rua: Pedro Gonçalves, 477

Tel.: (19) 3875-8383

Horário de Funcionamento:

Segunda, quarta, quinta, sexta e sábado:

Museu e Bosque – das 9h às 17h.

Domingos e feriados:

Bosque – das 9h às 12h

Museu – das 13h às 17h.

Terça-feira*: Museu - fechado

* O Bosque e as atividades administrativas da Fundação funcionarão normalmente.


Notícias relacionadas