Novos estacionamentos da avenida Ário Barnabé começam a receber massa asfáltica

Trabalhos de revitalização foram iniciados há pouco mais de dois meses
12/07/2019 14:17h

Foto: Arquivo RIC/PMI
Novos estacionamentos da avenida Ário Barnabé começam a receber massa asfáltica

As novas áreas de estacionamento criadas no antigo canteiro central da avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol, começaram a receber massa asfáltica. A primeira camada da pavimentação atenderá, inicialmente, o trecho entre a confluência da avenida Francisco de Paula Leite e o cruzamento com a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. Até segunda-feira (15) esta etapa deve estar concluída. Os trabalhos de revitalização da Ário foram iniciados há pouco mais de dois meses.

Conforme informações da Secretaria de Obras e Vias Públicas, no prazo de 15 dias está programada a pavimentação do segundo trecho de estacionamentos, entre a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e o Cristo, na altura da rua João Martini. O trecho final receberá a primeira camada de asfalto em meados de agosto.

A demolição das calçadas deve começar no final de julho. Esse trabalho permitirá a preparação do solo para a reconfiguração do calçamento da avenida no modelo que atende todas as normas de acessibilidade.

Nesta etapa da obra foi concluída a demolição de 80% dos canteiros centrais e 60% das guias que demarcam os novos canteiros de estacionamento e passagens já estão prontas. A execução das guias da via estão em 80%. A construtora que executa a obra também está trabalhando na instalação dos dutos subterrâneos para a iluminação em LED.

Segundo o secretário de Obras, Robenilton Oliveira Lima, o Dothe, a equipe da Secretaria em conjunto com os engenheiros da empresa têm procurado organizar os trabalhos da forma mais funcional possível para amenizar os impactos habituais da obra no trânsito local. “Além disso, temos contado com o apoio e colaboração dos comerciantes da avenida e também da população em geral que tem evitado a via sempre que possível, usando rotas alternativas, o que colabora com a manutenção da fluidez do trânsito na via”, reforçou.

Revitalização

Os trabalhos de revitalização da avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol estão em andamento desde o final de abril. A obra segue um projeto de mobilidade urbana, que tem como principal objetivo melhorar a fluidez do trânsito e atender de forma adequada as necessidades de condutores de veículos, pedestres e ciclistas.

Entre as principais mudanças propostas pelo projeto de requalificação da avenida estão a adequação da faixa para veículos e seu alargamento em uma extensão aproximada de 2,1 km, e a criação de bolsões de estacionamento no canteiro central, que garantirão mais segurança na entrada e saída de veículos. Esses bolsões oferecerão área de passeio para pedestres.

A ciclovia sai do canteiro central e será substituída por ciclofaixas nas laterais da via, onde não será permitido o estacionamento de veículos. Todo o calçamento no acesso aos imóveis será refeito e padronizado com piso intertravado e instalação de pisos táticos nas calçadas, seguindo as normas de acessibilidade.

A Ário Barnabé ainda ganhará travessias elevadas para pedestres e 10 baias de ônibus com recuo para garantir mais segurança no embarque e desembarque de passageiros e também para não comprometer a fluidez do trânsito. O projeto também inclui uma revitalização da rede de distribuição de energia para resolver o problema de poluição visual e melhorar a iluminação, com a substituição de 74 postos de iluminação e a instalação de lâmpadas LED.

A instalação de 48 placas de identificação de ruas nos cruzamentos da avenida e a padronização dos equipamentos semafóricos no modelo novo também integram o projeto de revitalização, assim como o recapeamento de toda a avenida. Serão mais de 40 mil metros quadrados de pavimento.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) mais uma vez ressaltou todo o esforço feito pela Administração Municipal para montar um projeto que atendesse as necessidades de mobilidade da Ário Barnabé. “É uma avenida que já está pronta, por isso não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos, mas fizemos o melhor dentro das limitações de espaço da via, e vamos melhorar muito as condições gerais de mobilidade no local”, argumentou.

O investimento na obra é de aproximadamente R$ 5,6 milhões e a previsão contratual é de que os trabalhos estejam concluídos no prazo máximo de 12 meses.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno