Notícias

Creas realiza Fórum e apresenta serviços oferecidos pelo município

  • Publicação: 15/07/2019 16:33h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 477

Foto

Foto: Divulgação

Na quarta-feira(10) a Secretaria de Assistência Social, através do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou o II Fórum do Serviço Especializado em Abordagem Social. O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas de Indaiatuba, Hortolândia, Nova Odessa, Valinhos, Jundiaí, Itupeva, Porto Feliz, Monte Mor e Boituva.

O Psicólogo Leonardo Duart Bastos, que atua como Supervisor Institucional em Serviços e Organizações ligadas à Saúde Mental e Assistência Social, ministrou a palestra “População em Situação de Rua: construindo laços – interpretações, intersetorialidade e família”.

O Fórum contou apresentação da Rede Socioassistencial que atende a Pessoa em Situação de Rua em Indaiatuba: Caps Ad, Comunidade Farol, Serviço Especializado em Abordagem Social e Guarda Civil.

Para finalizar os presentes escutaram o depoimento de superação de fortalecimento de vínculos do Sílvio Orlando Albertini e Fabiano Ricardo Gonçalves. Os dois casos são de pessoas que saíram da situação de rua com ajuda dos serviços oferecidos pelo município. Confira o depoimento no facebook da Prefeitura, @prefeituradeIndaiatuba, no instagram, prefaindaiatuba, ou pelo link https://www.youtube.com/watch?v=Mw6875A-GEc.

Creas

O Serviço Especializado em Abordagem Social de Indaiatuba realiza sistematicamente o acompanhamento social de pessoas em situação de rua com o objetivo de Identificar e realizar o cadastro; promover ações e sensibilização; abordagem Social/Rondas; busca ativa; acolhida/escuta; construir o processo de saídas das ruas possibilitando condições de acesso a rede de serviços e benefícios assistenciais; fortalecer o vínculo familiar e comunitário; conscientização e a construção de novos projetos de vida.

O trabalho conta com uma ação Intersetorial que envolve as Secretarias de Assistência Social (Creas), de Saúde (Caps AD e UPA) e de Segurança Pública (Guarda Civil) e Organização Comunidade Civil Farol.

O Serviço oferece higienização, alimentação, palestras educativas, roda de conversa, consulta medica, exames de laboratórios, encaminhamentos para rede socioassistencial.

Os projetos Auto Imagem (busca ativa, alimentação, roda de conversa, higienização, trabalha a auto estima); Cultivando a Vida (horta), Arte a Serviço das Pessoas (Oficinas de trabalho manual) e Campanha Não de Esmola, complementam as ações ofertadas para superação do fortalecimento de vínculos.

Serviço:

Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Endereço: Rua José Francisco Tuon, 121 - Santa Cruz

Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 8:00 às 17:00 hs

Telefone: 19-3801.4639 / 0800 772 772 1

Caps AD - Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas

Endereço: Av. Presidente Vargas, 890 -

Horário de Atendimento: 24h

Telefone: 3816-7878/7842

Guarda Civil - 153


Notícias relacionadas

Como podemos te ajudar?