Notícias

Creas e Defesa Civil realizam atendimentos às pessoas em situação de rua

  • Publicação: 17/07/2019 17:15h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 490

Foto

Foto: Eduardo Turati - GC

Na semana passada o Serviço Especializado em Abordagem Social, em conjunto com a Defesa Civil, realizou busca ativa para oferecer ajuda para as pessoas em situação de rua e entregar cobertores para quem não aceitasse ser encaminhado para o abrigo institucional.

A Prefeitura, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social executado no Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), atua intensivamente com as pessoas em situação de rua. Uma das ações é a campanha Não Dê Esmolas, já que esta é uma atitude que ajuda a alimentar vícios e dificulta que estas pessoas saiam das ruas. Caso veja uma pessoa em situação de rua, não dê esmolas, acione o Creas pelo telefone: 0800 772 772 1.

No primeiro semestre de 2019, o serviço detectou uma média de 80 pessoas em situação de rua em Indaiatuba. O trabalho do Creas consiste desde a busca ativa por pessoas em situação de rua até a ressocialização, passando por atendimentos intersetoriais envolvendo assistência social, Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além da Secretaria de Segurança Pública.

Com o objetivo de promover a superação das situações de violações de direitos vivenciados por estas pessoas, o município também promove outras ações, tais como:

- Programa de Ressocialização: visa oferecer ajuda de custo (auxilio bolsa no valor de 30% salário mínimo) para quem estiver realizando estágio decorrente de curso profissionalizante.

- Para as pessoas em situação de rua, que não são residentes no município, é realizado atendimento e após análise e contato com familiares é fornecido passagem para retorno à cidade de origem.

- Parceria com a Comunidade Farol, o qual oferece os seguintes serviços: Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas em situação de rua (masculino); Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas em situação de rua (feminino); Serviço de Acolhimento em República para adultos em Processo de Saídas das Ruas.


Notícias relacionadas

Como podemos te ajudar?