Saúde realiza ação para verificação de carteirinha de vacinação nas escolas de Indaiatuba

O foco são crianças até 5 anos de idade com a Tríplice Viral em atraso
31/07/2019 16:14h

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica iniciou essa semana um trabalho de verificação de carteirinha de vacinação em todas as escolas de Indaiatuba com alunos de até 5 anos. A ideia é manter em dia a vacina Tríplice Viral que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, nesta ação a vacina é dada in loco caso esteja com alguma dose em falta. A medida foi traçada após dois casos confirmados de sarampo e até o dia 31 de julho são mais sete casos suspeitos em análise.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica se durante a varredura forem verificadas outras vacinas em atraso, a criança será direcionada para a Unidade de Saúde de referência para atualização da carteirinha de vacinação. A secretária de Saúde, Graziela Garcia, ressalta a importância dessa ação.

“Nossa ideia é não deixar o sarampo se espalhar, por isso não medimos esforços em levar a vacina até a população. Todas as Unidades de Saúde estão trabalhando nessa ação e pedimos a colaboração para que levem a carteirinha de vacinação na escola. As equipes de saúde estão agendando diretamente com as escolas, seja municipal ou particular, e as escolas avisam os país o dia em que será feita essa conferência. Com isso conseguimos atualizar não só a tríplice viral, mas outras vacinas também, pois manter a vacinação em dia é de extrema importância para que as doenças não retornem. Nosso objetivo é proporcionar saúde e é isso que estamos fazendo”, explica Graziela.

Na vacinação de rotina a tríplice viral é aplicada da seguinte forma: de 2 a 29 anos são duas doses e de 30 a 59 anos apenas uma dose da vacina comprovada em carteira de vacinação.

CASOS POSITIVOS

O primeiro caso é de um menino de 10 anos, residente no bairro Jardim Paulista II com duas doses da vacina tríplice viral, histórico de viagem recente para São Paulo capital e estudante da E.E Annunziatta Leonilda Virginelli Prado. O segundo caso é uma menina de 1 ano que não frequenta creche e não tem histórico de viagem, é residente no bairro Nova Veneza. A criança apresentou os sintomas em maio e foi atendida em unidade de saúde privada em Salto, a notificação chegou na segunda quinzena de junho por meio de laboratório particular.

COBERTURA VACINAL

A Secretaria de Saúde enfatiza a importância de manter a caderneta de vacina atualizada, o Ministério da Saúde estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal da Tríplice viral. Em 2018 Indaiatuba atingiu 94,73%. A falta de vacinação é a principal causa do retorno dos casos de sarampo, por isso a vacina é imprescindível para manter a saúde pública em dia. A vacina Tríplice Viral tem uma eficácia entre 85% e 95%.

• Redator(es): Laís Fernandes