Parceria entre Prefeitura e iniciativa privada contribui para aquisição da casa própria

Somente este ano 370 famílias conseguiram adquirir seus imóveis
12/08/2019 15:19h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

De janeiro a agosto de 2019 a parceria entre a Prefeitura de Indaiatuba e a iniciativa privada possibilitou que 370 famílias adquirissem a casa própria por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Desse total, 215 assinaram os contratos recentemente para a aquisição de residências no Residencial Jardim das Gaivotas ou no Parque Imperattore, ambos situados na região do Parque Campo Bonito com previsão para serem concluídos em 2020. Outras 155 famílias receberam em junho as chaves das suas casas situadas no Jardim dos Bem Te Vis.

Desde março foram realizadas sete reuniões informativas com famílias que se enquadram nas faixas 2 e 3 do programa, cuja renda salarial varia de R$ 2.600 a R$ 7.000. As famílias selecionadas por meio do cadastro habitacional da Secretaria Municipal de Habitação são orientadas sobre a aquisição de residências no Residencial Jardim das Gaivotas, que será composto por 177 casas, ou Parque Imperattore, com 224 apartamentos. No Jardim das Gaivotas 80 imóveis já foram comercializados. Já no Imperattore, 135 foram vendidos.

No dia 07 de agosto o prefeito Nilson Gaspar (MDB) participou de mais uma reunião com famílias selecionadas. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura de Indaiatuba e contou também com a participação do Secretário de Habitação, Jorge Luis Lepinsk, o Pepo, e do vereador Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha.

O gestor municipal lembrou que, caso a aquisição do imóvel não se concretize, as famílias retornarão automaticamente para o cadastro habitacional do município. “Os projetos que estamos apresentando para vocês são algumas opções, mas ainda este ano deverá ser lançado outro projeto habitacional da iniciativa privada, com aproximadamente 800 casas sobrepostas. A Prefeitura também deverá lançar nos próximos meses um projeto em parceria com empreendedores particulares, próximo ao Veredas da Conquista, que será composto por mais de 1.500 casas sobrepostas com toda a infraestrutura necessária. Serão outras boas oportunidades para as pessoas que estão ansiosas para sair do aluguel adquirirem a casa própria”, ressaltou.

Cadastro Habitacional

Para se inscrever no cadastro habitacional do município é necessário apresentar a relação de documentos disponível no site da Prefeitura (https://www.indaiatuba.sp.gov.br/habitacao/cadastramento-habitacional) ou diretamente na Secretaria de Habitação. É necessário realizar atualização cadastral semestralmente para participar das seleções para projetos habitacionais.

Podem se cadastrar pessoas maiores de 18 anos com renda familiar de até seis salários mínimos. Os interessados não podem ser proprietários de imóvel residencial ou possuir financiamento de imóvel. Outro requisito é residir em Indaiatuba há, no mínimo, um ano (para projetos em parceria com a iniciativa privada) e cinco anos (para projetos sociais). Mais informações pelo telefone: 3834-9179.

• Redator(es): Darlene Ribeiro