Funcionários do Saae recebem treinamento para operar novos equipamentos da ETE-MAC

Primeiro foi direcionado ao monitoramento de geradores
13/08/2019 12:12h

Foto: Rose Parra - DCS Saae

Os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), estão em treinamento para serem capacitados a operar os novos equipamentos na Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candello (ETE –MAC), que já está em período de testes.

Os cursos são divididos em três turmas, o primeiro foi direcionado ao monitoramento e manutenção de geradores. Ministrado pelo coordenador Técnico em Aplicações Regionais, Fabiano Nantes Serenza, da Motormac – Distribuidora Meridional de Motores Cummins S/A, o curso teve início na quarta-feira (7) e encerrado na quinta (8), completando 16 horas de treinamento. Nos próximos dias (12, 13, 14,15 e 16), serão realizados os Treinamentos Gerais de Operações da Estação e Sistema de Desidratação de Lodo.

GERADORES

A ETE – MAC possui cinco geradores que são responsáveis por eletrificar a ETE, aeradores, sistema de gradeamento e postes de energia. Com a capacitação, os funcionários estarão aptos a garantir manualmente o funcionamento do equipamento, em caso de queda de energia. O sistema é responsável pelo fornecimento de oxigênio necessário para que ocorram as reações e os processos de (bio) degradação ou depuração da matéria orgânica presente no esgoto.

Para o superintendente do Saae, engenheiro Sandro Coral, a administração Municipal tem a preocupação em evitar danos no sistema, já que todo tipo de Estação de Tratamento de Esgotos, está sujeita às variações de carga, extras vazões.

“É comum que ocorram picos de vazão, junto com sobrecargas hidráulicas, que comprometem o bom funcionamento dos equipamentos. Daí a necessidade de capacitar a equipe do Saae, se necessário, os geradores serão operados manualmente pela nossa equipe. Na sequência também iremos capacitar os funcionários para outros novos equipamentos. A Estação já está em período de testes e com isso nos preparamos para entregar a ETE – MAC, em 2020 e alcançar nossa meta: Indaiatuba com 100% do Esgoto tratado”, explica o Superintendente.

• Redator(es): Rose Parra - DCS Saae