Prefeitura inicia revitalização da sinalização de trânsito no Jardim Morada do Sol

Convênio firmado com Estado foi intermediado pelo deputado Rogério Nogueira
19/08/2019 13:38h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Obras e Vias Públicas iniciou nesta segunda-feira (19) o reforço de pintura da sinalização de trânsito no Jardim Morada do Sol. Trata-se da segunda etapa das obras que integram o convênio de R$ 1.095.148,00, firmado com o Governo do Estado em 2018. O convênio foi viabilizado pelo deputado estadual Rogério Nogueira (DEM). Os trabalhos foram iniciados pela rua Dr. Raul David do Valle e a previsão é de que estejam concluídos em outubro.

O convênio faz parte do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e também incluiu as reformulações de trânsito no cruzamento da rua Comendador Nagib Ibrahim e rua Soldado João Carlos de Oliveira Jr., a instalação de semáforos em dois pontos da região central e a instalação de placas de orientação de bairros em pontos estratégicos da cidade.

As reformulações incluíram instalação de semáforos e foram realizadas no ano passado, sendo a primeira delas no cruzamento com a rua Comendador Nagib Ibrahim e Soldado João Carlos. A principal mudança foi feita na Nagib Ibrahim, que passou a ser de mão única no sentido da Soldado João, com passagem livre para a rua Alcides Pironhe. Os condutores de veículos que trafegam nesta via passaram a ter o acesso controlado pelo semáforo para seguir em frente, na rua Thomaz Barrio Gomez, ou virar à direita, na rua Soldado João.

Ainda em 2018 foi feita a reformulação de trânsito na Alameda Comendador Dr. Santoro Mirone, que envolveu a instalação de um semáforo no cruzamento com a rua Antonio Barnabé e algumas mudanças no entorno. A principal delas foi o acesso direto à alameda para os condutores de veículos que seguem no viaduto da avenida Francisco de Paula Leite sentido centro-bairro. Hoje, para acessar à Santoro Mirone é preciso seguir na Antônio Barnabé e fazer um retorno na altura da rua Alberto Guizo. Para a instalação do semáforo foi aberto o canteiro no cruzamento das duas vias. A travessia dos pedestres também foi facilitada com a instalação de faixa e uma botoeira para o acionamento manual do semáforo.

Também no ano passado, foram instalados dois novos semáforos da região central, nos cruzamentos das ruas Candelária com Siqueira Campos e da rua Ademar de Barros com Bernardino de Campos.

No primeiro semestre deste ano a Secretaria de Obras e Vias Públicas, por intermédio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), realizou a instalação de 168 placas de orientação em vias de grande fluxo de veículos. As placas trazem informações como a direcionamento de prédios públicos, principais avenidas e bairros do município para melhor orientar os condutores de veículos que trafegam pelas ruas e avenidas do perímetro urbano.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) reforçou o trabalho feito pelo deputado estadual Rogério Nogueira junto ao Governo do Estado. “Este é um dos muitos convênios viabilizados pelo deputado Rogério Nogueira junto ao Governo do Estado. São verbas extras, fora do nosso Orçamento, que ajudam bastante no desenvolvimento e na manutenção da qualidade de vida de nossa cidade”, concluiu.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno