Notícias

Atletas de natação de Indaiatuba competem no Parapan-Americanos em Lima no Peru

  • Publicação: 22/08/2019 16:42h
  • Redator(es): Laís Fernandes
  • Release N.º: 586

Foto

Foto: Divulgação RIC-PMI

Indaiatuba será representada na 6ª edição dos Jogos Parapan-Americanos em Lima no Peru com sete atletas de natação que compõe a delegação brasileira e uma atleta que disputará pelo Chile. As competições ocorrem de 25 a 31 de agosto e serão transmitidas ao vivo pelo canal Sport TV. Os Jogos começam na sexta-feira (23) com 17 modalidades esportivas a meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é o primeiro lugar.

Os atletas de Indaiatuba que irão disputar medalhas para o Brasil são: Cecilia Araújo; Felipe Caltran; Lucilene Sousa; Matheus Rheine; Sthefany Rodrigues e Lucas Mozela. A Atleta Macarena Quero irá competir pelo Chile. De acordo com o técnico Luiz Maceió, o objetivo da equipe é atingir melhores marcas da carreira e posicionar atletas no ranking mundial.

Na Natação paraolímpica, os atletas são submetidos a classificação esportiva: funcional (para atletas com deficiência física), visual e intelectual. Os atletas com menor grau de funcionalidade física podem realizar a partida de dentro da água, em vez de saltar do bloco, e/ou ter auxílio de um staff. Este por sua vez apenas auxilia o atleta na transferência da cadeira para o bloco ou o equilibra, é proibido qualquer tipo de impulso.

Já os nadadores com deficiência visual recebem o auxílio do 'tapper', que sinaliza ao esportista a proximidade das bordas para que ele possa realizar a virada ou a chegada ao término da prova. Brasil é uma das potências mundiais da natação.


Notícias relacionadas

Como podemos te ajudar?