Notícias

Cultura abre inscrições para workshops gratuitos de acordeão e viola caipira

  • Publicação: 11/09/2019 15:42h
  • Redator(es): Darlene Ribeiro e Andrelino JS
  • Release N.º: 631

Foto

Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI

No período de 16 a 20 de setembro a Secretaria Municipal de Cultura abre as inscrições para os Workshops gratuitos de Acordeão e de Viola Caipira que acontecerão nos Centros Culturais Hermenegildo Pinto e Wanderley Peres, sob a orientação do Maestro Zé Murilo. As inscrições são presenciais e por ordem de chegada e deverão ser realizadas nos centros culturais citados acima das 8h às 17h. As aulas são indicadas para pessoas a partir dos 15 anos de idade.

Aulas terão início a partir do dia 23 de setembro. Os Workshops acontecerão até a primeira quinzena de dezembro e os participantes com mais de 80% de presença receberão Certificados.

O violeiro e acordeonista Zé Murilo é professor e músico profissional há mais de 40 anos. Foi Maestro da Orquestra de Violas da Secretaria de Cultura por mais de 15 anos e tem em seu currículo a criação de métodos exclusivos para o ensino de Acordeão e da Viola Caipira, inclusive editado e exportado para diversos países.

WORKSHOP DE VIOLA CAIPIRA

O Workshop de Viola Caipira tem por objetivo aperfeiçoar a prática do instrumento, a musicalização, bem como a coletividade e o cooperativismo, tornando o indivíduo capaz de identificar os elementos básicos que compõem a música e também a atuação musical em grupo. A metodologia abrangerá exercícios que trabalhem a coordenação motora, ritmo, técnica instrumental, apreciação musical, melodia e harmonia, através de um repertório e arranjos apropriados.

Serão abertas duas turmas, uma às quartas-feiras e outra às quintas-feiras, das 19h às 20h30, com 20 vagas cada. As aulas acontecerão no Centro Cultural Wanderley Peres, situado na Praça Dom Pedro II, s/nº, centro. Para inscrever-se, é necessário:

• Ter noções ou já saber tocar a viola caipira;

• Apresentar RG, CPF e Comprovante de Residência;

• Sugere-se a doação de um litro de leite longa vida.

WORKSHOP DE ACORDEÃO (SANFONA)

O workshop de acordeão, também conhecido no Brasil como Sanfona e Gaita, o workshop tem por objetivo a iniciação artística através deste tradicional instrumento de origem alemã, abordando as técnicas básicas do mesmo, com abordagens teóricas e práticas, promovendo o desenvolvimento das habilidades artísticas, cognitivas e de apreciação musical do indivíduo, através da abordagem de estilos musicais regionais e oriundos de outros países consagrados nacionalmente.

Será aberta uma turma com 4 vagas, às segundas-feiras, das 19h às 20h30, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto, o Piano, situado à Av. Eng. Fabio Roberto Barnabé, 5924. Para inscrever-se, é necessário:

• Possuir o acordeão;

• Não precisa ter experiência prévia;

• Apresentar RG, CPF e Comprovante de Residência;

• Sugere-se a doação de um litro de leite longa vida.


Notícias relacionadas

Como podemos te ajudar?