Educação no Trânsito é ensinada para alunos da Rede durante o ano letivo

• Publicação: 23/09/2019 10:24h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi

Foto: Leonardo Cruz -PMI

A Secretaria de Educação de Indaiatuba acredita que só através da mudança de comportamento conseguiremos um trânsito mais harmônico. Ciente da sua função em, a Educação no Trânsito é ensinada em todas as idades para os alunos das escolas municipais. O objetivo é formar usuários das vias públicas com valores que impactam na vida das pessoas, como a paciência, solidariedade, tolerância e respeito.

Quando as crianças chegam ao segundo ano do Ensino Fundamental, o aprendizado é reforçado com vivências práticas, através do Projeto Ciclismo na Escola e do Clubinho Honda.

Projeto Ciclismo na Escola

Em 2017 uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Esportes originou o Projeto Ciclismo na Escola, que vem fazendo sucesso entre as crianças desde sua criação.

Os atletas da equipe de ciclismo de Indaiatuba, durante a aula de educação física ensinam as crianças que ainda não sabem andar de bicicleta sem rodinha e orientam sobre as técnicas, equipamentos e regras para prática do ciclismo com segurança.

No último dia de aula do projeto, as crianças vão até o Velódromo Municipal e percorrem circuitos montados especialmente para elas. No final os alunos são conquistam uma medalha e a tão esperada carteirinha de motorista por participarem do projeto.

Clubinho Honda

Desde 2018 às quartas-feiras são mais especiais para os alunos das escolas municipais. O passeio para o Centro de Treinamento da Honda é

Os alunos dos segundos anos da das escolas municipais vão às quartas-feiras ao centro de treinamento da Honda. Logo quando chegam, as crianças assistem um filme sobre as leis de trânsito com o guarda Haroldo e mascote Zig.

Depois seguem para a minipista, que simula o trânsito das cidades, com pedestres, motociclistas, motoristas e agentes de trânsito. Neste ambiente, todo lúdico, colocam em pratica tudo que aprenderam no filminho. Para finalizar, participam do jogo da memória, momento que reforça a importância da harmonia no trânsito.