Prefeito sanciona lei que prioriza atendimento para pessoas com fibromialgia

Repartições públicas, comércios e bancos devem se adequar à lei
15/10/2019 10:00h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeito sanciona lei que prioriza atendimento para pessoas com fibromialgia

Está em vigor em Indaiatuba a Lei nº 7.181, que dispõe sobre o atendimento preferencial, durante todo o horário de expediente, para as pessoas com fibromialgia nas repartições públicas e empresas concessionárias de serviço público. De acordo com a legislação, sancionada pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB) em de 27 de agosto de 2019, os estabelecimentos comerciais e agências bancárias também deverão incluir as pessoas com a doença nas filas de atendimento preferencial.

A fibromialgia é uma doença crônica que causa dores por todo o corpo e acomete principalmente mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer com crianças, adolescentes e idosos. A doença está ligada ao sistema nervoso central. Estudos indicam que o cérebro das pessoas com essa enfermidade interpreta os estímulos de forma mais intensa, aumentando a sensação de dor. A fibromialgia não tem cura, mas existem tratamentos que controlam o avanço da doença.

• Redator(es): Darlene Ribeiro