Palestras da Semana Lixo Zero acontecem sexta-feira no auditório da Fiec

Evento é organizado por grupo de voluntários, com apoio da Prefeitura
23/10/2019 13:39h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Palestras da Semana Lixo Zero acontecem sexta-feira no auditório da Fiec

O auditório da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) recebe na noite de sexta-feira (25) uma série de palestras que integram as atividades da Semana Lixo Zero. Entre os palestrantes estão o cônsul da Noruega, César Bueno, com o sócio diretor da Arueira Ambiental, André Mantovani, e com o diretor executivo da Ricigreen, Felipe Marcon. O evento é gratuito e terá início às 19h. As vagas são limitadas e os interessados devem confirmar presença pelo whatsapp (19) 98932-6605. Em Indaiatuba, a Semana é organizada pelo mesmo grupo de voluntários responsável pelo plogging realizado no Dia Mundial da Limpeza, com o apoio da Prefeitura.

A Semana Lixo Zero tem por objetivo principal disseminar o conceito “lixo zero” por meio de eventos em que a sociedade, organizações públicas, empresas privadas e ONGS possam executar ações de forma criativa dentro de uma agenda de sete dias.

Em Indaiatuba, jovens estudantes fazem parte das ações como multiplicadores de informações. A programação começou no dia 15 de outubro, quando duas turmas de estudantes participaram de visitas técnicas no Aterro Sanitário. No dia 16 foi realizada uma roda de bate-papo com as mesmas turmas para as conclusões sobre a visita.

Na quarta-feira (22), estudantes visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto “Mário Araldo Candello”, que está em processo de ampliação e irá tratar 100% do esgoto coletado de Indaiatuba. Nesta quinta-feira (23) os organizadores do evento promovem rodas de bate papo com os grupos que participaram das visitas.

Para o sábado (26), está programada uma ação as 8h30, de limpeza de nascente localizada na rua Esmeralda, no Distrito Campestre Joia. O grupo também organizará uma reunião com empresários do Distrito na buscar de solução para preservação da nascente, cujo espaço é constantemente utilizado para descarte irregular de lixo.

A iniciativa foi criada nacionalmente em 2010 pelo voluntário Rodrigo Sabatini, e deu origem ao Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), em Santa Catarina. O Instituto é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Sua missão é articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade, promovendo a sustentabilidade da cadeia de resíduos para uma sociedade livre de descartes.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno