Prefeito e secretário estadual de habitação discutem soluções para novos programas

Encontro foi intermediado pelo Deputado Estadual Rogério Nogueira (DEM)
07/11/2019 14:29h

Foto: Divulgação

O Prefeito Nilson Gaspar (MDB) esteve reunido nesta quarta-feira (06) com o Secretário de Estado de Habitação, Flavio Amary, na sede da secretaria, em São Paulo. Intermediado pelo Deputado Estadual Rogério Nogueira (DEM), o encontro objetivou buscar parcerias junto ao Governo Estadual para viabilizar novos projetos habitacionais para Indaiatuba e também contou com a presença do vereador Jorge Luis Lepinsk, o Pepo (PMDB).

O gestor municipal elucidou a recente aquisição de uma área de 265.393,13m² no bairro Buru, justamente para receber a implantação de projetos habitacionais, que poderá ocorrer em parceria com o Governo do Estado. “Investimos R$ 33 milhões do Fundo Municipal de Habitação nessa enorme área, cujo tamanho equivalente a 41 campos de futebol, porque nós queremos dar condições para as pessoas a saírem do aluguel, possibilitando que conquistem o sonho de ter casa própria. Desde o início da nossa gestão temos buscado parcerias junto ao Estado visando novos projetos na área da habitação e esta reunião foi muito produtiva”, concluiu.

O Secretário Estadual de Habitação, Flavio Amary, ressaltou que está identificando áreas e buscando soluções habitacionais para a região de Indaiatuba por meio do Programa Nossa Casa, lançado com a meta de ampliar a oferta de habitação de interesse social em todo o Estado, por meio de parcerias entre o Estado, as prefeituras e a iniciativa privada.

Mutirão

E setembro Indaiatuba recebeu um mutirão para acordos de parcelamento de dívida de imóveis adquiridos em parceria com o CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) do Estado de São Paulo, visando facilitar a forma de pagamento. A ação aconteceu em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Habitação. Desde 1978 foram comercializados 2051 imóveis em parceria com a CDHU em Indaiatuba nos bairros Vila Brigadeiro Faria Lima (Cecap I, II e II), Conjunto Habitacional João Pioli, Conjunto Habitacional Lúcio Artoni, no Jardim Eldorado e Conjunto Habitacional Mário Araldo Candello, no Jardim Oliveira Camargo.

Pró-cidadão e termos de quitação

Nesta quarta-feira (06) também aconteceu a entrega de 35 plantas de imóveis pelo Programa Pró-Cidadão, 23 termos de quitação de financiamento e de venda e compra de imóveis adquiridos pelo CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), três termos de quitação do Veredas da Conquista e um do Teotônio Vilela, e ainda dois contratos de transferência do CDHU. A entrega foi realizada pelo Prefeito Nilson Gaspar (MDB) e contou também com as presenças do vice-prefeito, Dr. Túlio José Tomass do Couto, do secretário municipal de habitação, Emerson Magno Valle, e o vereador Jorge Luiz Lepinsk, o Pepo (MDB).

O Programa Pró-Cidadão tem como objetivo beneficiar famílias de baixa renda com a regularização da planta do imóvel e concessão do habite-se sem nenhum custo para o proprietário. Pelo programa, vinculado à Secretaria Municipal de Habitação, são elaborados e aprovados projetos de regularização de imóveis residenciais com pavimento único e até 130m² de área construída, em terrenos com até 250m². O Pró-cidadão é direcionado a pessoas com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

• Redator(es): Darlene Ribeiro