A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura promove 1º Festival de Verão com atrações culturais e gastronômicas

Evento acontece na Concha Acústica entre os dias 22 e 24 de novembro
13/11/2019 17:51h


Foto:
Prefeitura promove 1º Festival de Verão com atrações culturais e gastronômicas

Depois do sucesso da realização do 1º Festival de Inverno, Indaiatuba passará por uma nova experiência cultural e gastronômica neste mês. De 22 a 24 de novembro a Concha Acústica do Parque Ecológico sediará o 1º Festival de Verão e a 1ª edição do Festival Gastronômico Sabores das Águas, projeto que mantém o propósito de valorização da cultura e da gastronomia local e regional, tendo como protagonistas as riquezas gastronômicas dos mares e rios.

O evento, que tem entrada gratuita, será realizado pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com os organizadores do já consagrado Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra. Assim como no Festival de Inverno, a edição de verão está recheada de atrações de dança e música para todos os gostos, iniciando com o sertanejo de Jhonny e Anderson na sexta-feira (22) às 18h e, na sequência, uma apresentação do saxofonista Derico Sciotti. Às 21h a animação ficará por conta do pop rock da Trinnes.

No sábado (23) e domingo (24) a festa tem início ao meio dia e contará com atrações como, Juliana Alves e Júlio Alves, Trio Dechris, The Brother’s, Kelvin Araújo, Roça N’Roll, Tavinho Blues Band, entre outros. O Ciaei também receberá grandes atrações integrando a programação do Festival de Verão (confira programação completa abaixo).

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (13) a secretária de cultura, Tânia Castanho, salientou que essa será mais uma ação de fomento ao turismo na cidade. “Recebemos um grande público no Festival de Inverno, inclusive de outras cidades da região e esperamos agora repetir o feito com mais uma ação que vai unir o que há de melhor em gastronomia, com atrações artísticas locais de primeira qualidade, aliando também ações sociais. Vamos oferecer a rede solidária para mulheres em situação de vulnerabilidade social e ainda oportunidade para que crianças e jovens menos favorecidos também apreciem a nossa festa”, comentou. A coletiva também contou com a presença da idealizadora dos festivais Sabores das Águas e Sabores da Terra, Renata Tannuri.



SABORES DAS ÁGUAS

Para os visitantes poderem percorrer por todos as receitas, o Sabores das Águas será dividido em alamedas. Na Alameda da Gastronomia, o evento contará com a Art Empada com os sabores de camarão, siri, bacalhau e palmito, Batata da Roça com porções de batata frita e camarão grande empanado, Chef Fernando Possenti trazendo salmão espalmado no peixe no fogo de chão com batata bolinha e vinagrete de abacaxi e pimenta dedo de moça, Chef Patricia Sally Cotrin com o delicioso arroz cremoso de camarão com batata palha servido no coco verde e a Ilha do Camarão que terá diferentes tipos de pratos à base de camarão.

Também estará presente o Pastel de Feira da Marina, com opções de camarão, bacalhau entre outros, PRAIA BURGER com hambúrguer artesanal, Portugalia com o prato de bacalhau com natas e camarão e lombo bacalhau com batatas ao murro e espinafres salteados, porções de bolinhos de bacalhau, doces portugueses e Sangria, Rostisseria Pasta Per Tutti com sua variedade de massas com molho de camarão, branco, ao sugo, bolonhesa, fungue, pesto e cuscuz paulista de sardinhas e Sabor Caipira com iscas de tilápia, batata rústica e camarão empanado, além de opção de lanche de costela para quem não aprecia peixe.

Na Alameda Praiana, os visitantes vão encontrar delícias como, acarajé, tapioca, açaí do Açaíeponto, deliciosas paletas mexicanas e sorvete de massa da Arriba Paleteria, churros da Amore Churros e Churros Gourmet, uma variedade de raspadinhas, além de Chopp do Alemão e Cervejaria Artesanal Dama.

Além dessas delícias, produtores locais, com o incentivo da Secretaria de Cultura, terão espaço garantido e gratuito para oferecer seus produtos diretamente ao consumidor final. Estarão presentes, Apiário Itaici, Bala de Coco Artesanal, Cachaça Fazendão, Doces Mineiros, Frutas Exóticas SP, Produtor de Licores, Queijaria Queijart, Senhor Acecipes, além de produtores de geleias de pimenta, pães e bolos artesanais, produtos veganos, doces veganos, frutas desidratadas e hortifrúti.



AÇÃO SOCIAL



Além das delícias e da diversão, o evento contará com um conjunto de ações solidárias em prol do Fundo Municipal de Cultura. A entrada é gratuita, mas estarão recebendo a doação de brinquedos para quem quiser contribuir com um brinquedo novo ou usado em bom estado, que serão distribuídos para os assistidos da Secretaria de Cultura. Parte da renda da cerveja artesanal, das caipirinhas e da caneca oficial do Sabores das Águas também será revertida para os projetos do Fundo Municipal Cultura.

Outro projeto social acolhido pelo festival será realizado para as mulheres em condições de vulnerabilidade social. Um almoço promovido pela ação social “Rede Solidária”, será servido para 100 mulheres e também alguns homens na Unimax, patrocinadora do evento. Antes do almoço, elas participarão de aula comandada pelo coordenador do curso Prof. Caio Nunes, com dicas de receitas para fomentar a economia doméstica. A aula destacará formas de trabalhar ingredientes que sobram nas feiras livre e também terá a sardinha como protagonista, uma proteína barata mas de grande valor nutricional.

Para completar a festa, o Sabores das Águas traz para o público a oportunidade de conhecer renomados chefs e cozinheiros que vão mostrar seu talento e arte por meio de aulas-show. O comando dessa área ficará por conta do curso de gastronomia da Unimax, sob a batuta do Prof. Caio Nunes. E é claro que a garotada também poderá aproveitar o festival com uma área kids completa com pesca e tiro ao alvo, brinquedos infláveis, brinquedo de Elástico Gigante, balões de gás entre outros.



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DIA 22 (SEXTA-FEIRA)

18h. Abertura

18h30. Apresentação de ballet

19h. Johnny e Anderson

20h30. Derico

21h. Trinnes

CIAEI – 20h. La Serva Padrona. Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e Ópera Estúdio da Unicamp. Entrada gratuita



DIA 23 (SÁBADO)

12h. Projeto Dois Irmãos - Juliana Alves e Júlio Alves

13h30. Swingueira

14h. Nó nas Cadeiras

15h30. Grupo Wintch – Kpop

16h. Trio Dechris Eletroacústico

17h30. Intrusos Crew (dança break)

18h. The Brother’s

19h30. Kelvin Araújo

21h. Unha Encravada

CIAEI – 20h. La Serva Padrona. Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e Ópera Estúdio da Unicamp. Entrada gratuita



DIA 24 (DOMINGO)

12h. Sabores das Águas - Aula show

12h30. Roça N’Roll

14h. Intrusos Crew (dança break)

14h30. Camila Foroni

16h. Strings – Juninho Andrade e Sérgio Ribeiro

17h30. Jazz Forró (dança)

18h. Tavinho Blues Band

19h30. Leandro e Lorena

CIAEI – 19h. Legião do Bem – Tributo a Legião Urbana com “Os Imortais”



  • Redator(es): Darlene Ribeiro
  • Release N.º: 803

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba