12º Campanha Estadual Fique Sabendo acontece de 01 a 07 de dezembro

Atividades são direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e outras ISTs
26/11/2019 10:06h

12º Campanha Estadual Fique Sabendo acontece de 01 a 07 de dezembro

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde participa da 12º Campanha Fique Sabendo 2019 que ocorre de 01 a 07 de dezembro com o tema “Tome uma atitude: Troque preconceito por respeito”. A Campanha faz parte do ‘Dezembro Vermelho’ que visa estimular a população sexualmente ativa e que nunca realizou nenhum exame para conhecer sua situação sorológica, a realizar a testagem para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C, destacando a importância do diagnóstico precoce destes agravos.

As ações de testagem serão em conjunto com a rede de Atenção Básica, durante a primeira semana de dezembro, todas as Unidades de Saúde das 8h às 16h estarão ofertando os testes rápidos para o HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e no SAE – Serviço de Atendimento Especializado que fica no Hospital Dia o horário será das 8h ás 16h30. Uma ação externa será realizada no domingo (1º) no Parque Ecológico no período das 14h ás 19h com o apoio do Carro - CTA Itinerante do Programa de IST/HIV/AIDS/HV.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é 1º de dezembro, mas no Brasil desde 2017 através da Lei 13.504/2017, se instituiu o ‘Dezembro Vermelho’, onde se trabalha a prevenção das ISTs. A Campanha compõe as ações do cumprimento de metas, proposta pela UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS) para a Erradicação do HIV/AIDS como pandemia mundial. Promover o acesso aos testes rápidos, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico é parte essencial do enfrentamento da epidemia da AIDS.

O HIV/AIDS é uma doença de transmissão sexual que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais (oral, anal e vaginal) desprotegidas (sem uso da camisinha), pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.

• Redator(es): Laís Fernandes