A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Secretaria de Assistência Social promove formatura dos participantes do Crasjovem 2019

Evento contou com a participação 170 jovens e suas famílias
26/11/2019 11:15h


Foto: Divulgação
Secretaria de Assistência Social promove formatura dos participantes do Crasjovem 2019

Na sexta-feira, 22 de novembro, no auditório da Unimax, 170 adolescentes participaram da Formatura do Crasjovem. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é oferecido pela Prefeitura de Indaiatuba através da Secretaria de Assistência junto as seis unidades dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município.

O Crasjovem acolhe o público de 15 a 17 anos em vulnerabilidade social no contraturno escolar. O objetivo é ampliar as habilidades sociais, culturais, esportivas e técnicas, para capacitar este jovem para o mercado de trabalho.

Os jovens são acompanhados por um Orientador Social durante as atividades propostas e nos cursos ministrados em parceria com o Educandário Deus e a Natureza e Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). No término os participantes são encaminhados para processos seletivos do Jovem Aprendiz, além de serem incentivados a dar continuidade nos estudos através de cursos técnicos e ingresso ao ensino superior.

Novidade

A oficina de informática, promovida através de parceria com a Fiec, foi a novidade em 2019. O curso abrangeu o desenvolvimento de raciocínio lógico, introdução à informática e lógica de programação. As aulas práticas possibilitaram a iniciação em programação através da ferramenta denominada scrath, que visa estimular os jovens a pensar de maneira mais criativa, desenvolve o raciocínio lógico e instiga a criar protótipos. No final da oficina, os alunos participaram de um Hackaton, onde os jovens foram divididos em grupos, estimulando o trabalho em equipe, e tem que desenvolver uma atividade baseada num tema proposto e apresentam a própria criação.

Passeios

Durante o ano os participantes realizam passeios externos com objetivo de ampliar o conhecimento destes jovens. Confira algumas excursões realizadas neste ano: Feira das Profissões na USP, Museu AfroBrasil (Sala São Paulo), Museu Cata-Vento, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) entre outros.

Atividades Culturais

Em parceria com a Secretaria de Cultura, foram proporcionadas várias ações culturais no decorrer do ano, tais como shows e apresentações de Standup com Matheus Ceará, Fernanda Gentil, Os Barbichas, entre outros.

Atividades Esportivas

O esporte pode promover transformações sociais, e partindo deste pensamento, a parceria com a Secretaria de Esportes é muito importante para os jovens. Uma vez por mês os participantes do serviço puderam conhecer e praticar diversas modalidades esportivas.

O envolvimento com o esporte é capaz de trazer responsabilidade, empatia e disciplina para quem o pratica, fazendo parte da formação de cidadãos melhores.

Cras

• CRAS I – Jd. Oliveira Camargo - Rua Augusto Brega, 452 - Telefone: (19) 3875-5516

• CRAS II – Tombadouro - Rod. Lix da Cunha, 2900 - Telefone: (19) 3834-7781

• CRAS III – Parque Corolla - Rua José Pioli, 96 - Telefone: (19) 3935-7534

• CRAS IV – São Conrado - Rua Jordalino Pietrobom, 1300 - Telefone: (19) 3936-5521

• CRAS V – Jd. Brasil – Rua Lourenço Martim do Amaral, 241 - Telefone: (19) 3825-2065

• CRAS VI – Campo Bonito - Rua Benedita Carvalho, 21 - Telefone: (19) 99773-1238

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 841

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba