A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Fiec faz balanço de atividades de 2019 com destaque para o cursinho pré-vestibular

Fiec faz balanço de atividades de 2019 com destaque para o cursinho pré-vestibular
27/11/2019 13:18h


Foto: Juliana Wolf - Fiec
Fiec faz balanço de atividades de 2019 com destaque para o cursinho pré-vestibular

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura- Fiec é uma escola técnica municipal, e oferece gratuitamente diversos cursos de qualificação profissional ao cidadão de Indaiatuba.

Uma das grandes novidades do ano foi a implementação do Cursinho Pré-Vestibular, idealizado no projeto “Papo Jovem” onde o Prefeito Nilson Gaspar (MDB), conversa com os alunos das escolas de ensino médio do Município, projeto esse sancionado através da Lei nº 7.168, que permite que a Fiec ofereça o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, demais provas e vestibulares para o ingresso no ensino superior à estudantes da Rede Municipal de Ensino Público, que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em redes públicas ou sejam concluintes nesta condição, ou que estudem em escolas particulares na condição de bolsista integral. Em 2019 foram 120 jovens atendidos, e para o ano de 2020 a previsão é dobrar o número de vagas.

Com a missão na qualificação de mão de obra, no ano 2019 foram financiadas pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba, e oferecidas à população 480 vagas gratuitas através do Vestibulinho, Tecnólogo e Cursinho Pré-Vestibular.

Para atender as demandas do exercício 2019/2020, realizou dois processos seletivos para contratação de 50 professores de várias áreas de conhecimento, e concurso público com sete vagas para profissionais nos cargos de agente de serviços administrativos, assistente de serviços administrativos, controlador interno e procurador jurídico.



Como diferencial a Fiec detém parcerias com empresas que auxiliam na atualização da Grade Curricular e que oferecem certificação exclusiva, como exemplo: Cisco, SAP, American Hearth e Oracle Academy e contempla uma das mais completas infraestruturas do país com mais de 20 laboratórios para aulas práticas e ainda oferece auditórios e salas de aula equipados com sistemas multimídia e ar-condicionado.



Sob a gestão do superintendente Prof. Mário Cesar Cobianchi, que assumiu a Fundação em 2019 com a proposta de dar continuidade aos projetos que levaram a FIEC a ser reconhecida como referência nacional em ensino profissionalizante, foi inaugurado em fevereiro, um moderno espaço de 254m², localizado na unidade II que abriga uma cantina para atender aos alunos, professores e a comunidade e o novo laboratório para desenvolvimento acadêmico dos cursos técnicos de cozinha e nutrição.

Seguindo as tendências mundiais de inovação e tecnologia foi criado o Centro de Inovação Tecnológica de Indaiatuba, CITec-Indaiatuba, para atender demandas de empresas do município e região em melhorias e soluções de processos e produtos, qualificação e formação profissional, networking, apoiando a interação entre empresas, profissionais e estagiários. Com esse propósito e para promover internamente inovações tecnológicas e empreendedorismo, inaugurou em julho, um espaço colaborativo denominado “Coworking Parque”, voltado a criatividade e o desenvolvimento de projetos de grupos interdisciplinares que gerem soluções para atender as demandas do mercado.

Devido a infraestrutura da Fiec e por Indaiatuba ser uma das cidades modelos do país, a Fundação foi escolhida como uma das sedes mundiais para a realização do Space Apps Challenge 2019, a maior competição de Hackathon, promovida pela Nasa, em outubro. Duas equipes de Indaiatuba, das dez participantes, foram selecionadas e juntamente com as equipes selecionadas de mais 80 países, terão seus projetos de inovação avaliados por técnicos da agência espacial e concorrem ao prêmio de uma visita ao Nasa Kennedy Space Center, na Flórida.



Conforme as diretrizes estabelecidas na Lei Lucas n°13.722/2018, e atendendo ao pedido do prefeito Nilson Gaspar (MDB), a Fiec aplicou ainda o curso de primeiros socorros com ênfase no Cuidado e Proteção do Bebê para 571 monitores e auxiliares das creches. Desde 2010, antes mesmo da lei, a Prefeitura mantém em parceria com a Secretaria da Educação, o projeto de capacitação e atualização em primeiros socorros, tendo qualificado mais de três mil funcionários das escolas de Ensino Básico do município. O curso ministrado pelos professores da Fiec, tem carga horária de oito horas, e abrange conceitos, técnicas e práticas em primeiros socorros.



Além de ser referência em ensino técnico e pela formação de mão de obra qualificada em diversas áreas, a Fundação também oferece o Programa Fiec e a Comunidade, responsável pelo atendimento de mais de cinco mil pessoas anualmente e que promove gratuitamente Atendimento Solidário, Aluno Saudável, Pintura em tela, tecido e artesanato, Doação de Sangue e Inclusão Digital.

O Programa de Inclusão Digital recebe o destaque de 2019, pois se trata de um dos maiores do Estado de São Paulo, qualificou mais de 8.116 pessoas nos últimos três anos, em 2019 foram 3.486 pessoas atendidas. O superintendente, Prof. Mário Cesar Cobianchi, pontua que o programa foi ampliado em 2019 para atender turmas específicas de 200 jovens participantes do Crasjovem. “Para disseminar a inclusão digital desses jovens e trabalhar as questões e conflitos da adolescência, amadurecendo-os para uma inserção mais consciente no mercado de trabalho, ampliamos o programa em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba. A oficina oferecida abrange o desenvolvimento de raciocínio lógico, introdução à informática e lógica de programação com aulas práticas de hardware”. Conclui.

Na perspectiva para 2020 há previsão de implementação de um novo pólo de informática para a inclusão de surdos, em parceria com a Casa da Esperança. Uma turma inicial de sete alunos já está participando do projeto que está em fase de aperfeiçoamento.



Por fim, o superintendente faz uma avaliação geral do ano na Fundação, agradece os servidores da Fiec e parabeniza a Prefeitura Municipal. “Conseguimos em 2019 dar andamento nos projetos previstos anteriormente, e implantar novas propostas voltadas a inovação como o Tcc Startup, onde o objetivo é que os alunos em grupos interdisciplinares façam o desenvolvimento de trabalhos com abrangência em Empreendedorismo. Agradeço a equipe da Fiec por terem me recebido tão bem e acreditarem nos novos projetos, parabenizo-os pelos esforços e determinação para fazerem as coisas acontecerem. Agradeço em especial o Prefeito Nilson Gaspar por acreditar no meu trabalho e pela indicação a superintendência desta Fundação, e o parabenizo juntamente com os secretários de Indaiatuba pelo excelente trabalho que vem sendo executado, com investimentos e melhorias em todas às áreas, o que faz de Indaiatuba uma cidade diferenciada”. Finaliza.



BALANÇO 2019



-Parceria com Governo Federal (Ministério da Educação) - Pronatec / Mediotec

A Fiec foi a primeira escola técnica municipal do Brasil a aderir o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), programa do Governo Federal. Através do convênio firmado em 2018, foi possível dar continuidade na qualificação em 2019 de 567 estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública, proporcionando cursos técnicos gratuitos de: Administração; Análises Clínicas; Automação Industrial; Cozinha; Design de Interiores; Edificações; Eletroeletrônica; Enfermagem; Farmácia; Imobilizações Ortopédicas; Informática SI; Informática NET; Logística; Mecânica; Mecatrônica; Meio Ambiente, Nutrição; Química e Segurança do Trabalho.

Unidades Remotas

Devido a qualidade de ensino reconhecida, a Fiec foi escolhida pelo Ministério da Educação para ofertar os cursos de Administração, Edificações, Farmácia, Informática e Logística, atendendo em 2019, 258 alunos nas cidades de Itu e São João da Boa Vista.

No total 825 jovens foram atendidos através do convênio com o Mediotec, neste ano.



- Cursos Técnicos e Vestibulinho

Os cursos técnicos regulares provenientes dos Vestibulinhos realizados no ano de 2018, contabilizam na qualificação de 435 pessoas nos cursos técnicos em Administração, Análises Clínicas, Cozinha, Design de Interiores, Edificações, Informática para Internet, Logística, Mecatrônica, Nutrição e Dietética e Química.

Em novembro a Fiec deu início ao processo de inscrição do Vestibulinho 1° semestre/2020, oferecendo 320 vagas para os cursos de Administração, Cozinha, Edificações, Informática, Logística, Mecatrônica e Química.



Tecnólogo

O curso superior de Tecnólogo em Processos Químicos formará sua primeira turma em novembro deste ano. Em junho foi aberto vestibular com mais 40 vagas para a população, tendo atendido em 2019, 90 estudantes.



Cursinho Pré-Vestibular

O curso semiextensivo (semestral), com carga horária de 400 horas, e integra a Lei n° 7.168/2019 atendeu este ano, 120 jovens selecionados através de processo classificatório.



Fiec e a Comunidade

O Programa “FIEC E A COMUNIDADE” é destinado gratuitamente a população de Indaiatuba e promove ações sociais. Em 2019 os programas de Inclusão Digital, Atendimento Solidário, Aluno Saudável, Pintura em tela, tecido e artesanato e Doação de Sangue foram responsáveis pelo atendimento de 5.812 pessoas.



Inclusão digital

Um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado de São Paulo, conta com 13 Pólos em Indaiatuba e qualificou gratuitamente 3486 pessoas até o momento. O programa fornece aos munícipes o acesso a informação, através de aulas com fundamentos básicos, intermediário e avançado de informática. O programa também possibilita a inserção de alunos dos cursos técnicos no mercado de trabalho, já que estes são contratados como instrutores de informática para ministrar as aulas.

Além disso, atendeu mais 200 jovens através do programa de inclusão oferecido exclusivamente a jovens atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social- Cras, do município.



Atendimento solidário

É realizado por professores e alunos do Técnico em Enfermagem e tem por objetivo atender pacientes em domicílio, que necessitam de assistência de enfermagem, promovendo o conforto, bem-estar e segurança ao paciente e a família e estimular o vínculo familiar à recuperação do paciente. Em 2019, foram realizados 180 atendimentos.





Aluno saudável

Trata-se de um serviço prestado a todos os alunos ingressantes nos cursos técnicos da Fiec, que passam por avaliação da pressão arterial, glicemia, dados antropométricos, cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), teste de bioimpedância, avaliação da acuidade visual, tipagem sanguínea, além de receberem orientações sobre hábitos de vida saudável com nutrição adequada e prática de esportes.

No total 225 alunos foram atendidos pelo programa em 2019.



Pintura em tela, tecido e artesanato

O programa serve como uma terapia ocupacional, trazendo benefícios em várias questões sociais e principalmente no âmbito da saúde.

O curso de pintura em tela, tecido e artesanato acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba, é aberto ao público e totalmente gratuito. Com duração de 12 meses, atende e certifica anualmente 150 pessoas.



Doação de sangue

A Fiec realiza ações sociais, e uma das mais importantes e reconhecidas é a Campanha de Doação de Sangue. Em parceria com o Hemocentro de Campinas, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo normas da Unicamp. Compareceram 1571 candidatos a doação e foram coletadas 1.254 bolsas de sangue até o mês de outubro deste ano.



Estagiários – 1° emprego

A Central de Estagios da Fiec mantém parceria com mais de 335 empresas privadas, Prefeitura municipal de Indaiatuba e órgãos municipais. Neste ano, 433 estagiários foram inseridos no mercado de trabalho, em atividade profissional remunerada e não remunerada e através da qualificação técnica oferecida teve 135 ex-alunos absorvidos pelo mercado de trabalho local em contratação efetiva. A Fundação possui um dos principais diferenciais em comparação a outras instituições de ensino técnico, pois ela emprega cerca de 78% de seus alunos.



Museu Ferroviário

A Fiec administra o Museu Ferroviário, que neste recebeu uma nova pintura com o intuito de preservar e melhorar o aspecto do local que é administrado pela Fiec. Conta com acervo de 500 peças e é considerado um dos mais importantes pontos históricos de Indaiatuba, recebe anualmente aproximadamente seis mil visitantes do Brasil e diversos países.

  • Redator(es): Wanielly Amorim
  • Release N.º: 847

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba