A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Em balanço do ano cultura destaca festivais inseridos na programação da cidade em 2019

Indaiatuba também destacou-se na área do turismo
10/12/2019 10:22h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Em balanço do ano cultura destaca festivais inseridos na programação da cidade em 2019

A Secretaria Municipal de Cultura vem se fortalecendo e ampliando a oferta de atrações e ações culturais em diversos segmentos nos últimos anos. Em 2019 Indaiatuba recebeu pela primeira vez eventos de destaque regional, que ressaltaram especialmente a gastronomia, a música e a dança presentes no município, fomentando também o turismo regional. Nesse sentido, a cidade também ganhou notoriedade neste ano, quando passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, por compor o Circuito das Frutas, e também como um dos quatro finalistas do Estado de São Paulo no Prêmio Top Destinos Turísticos 2019.

Na avaliação da secretária de cultura, Tânia Castanho, o Festival de Inverno foi uma experiência de sucesso. “Unimos dois importantes eventos sediados na cidade, o 27º Passo de Arte Grand Prix e o 10º Festival Gastronômico Sabores da Terra, e também foi lançada a primeira edição do Emin (Encontro Musical de Indaiatuba) em um incrível festival, atraindo grande público nos três finais de semana de atrações musicais, artísticas e culinárias. Somos a primeira cidade da região a oferecer esta oportunidade de acesso a diversas experiências culturais de primeira qualidade, todas gratuitas. Com certeza foi o primeiro de muitos”, comemorou.

Em 2019 a cidade viveu pela primeira vez outras experiências culturais de sucesso promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura, como o Festival de Música Instrumental, que premiou jovens músicos (com até 28 anos) residentes em Indaiatuba; e o Festival de Verão, realizado em parceria com a Elo Produções, organizadora do Festival Gastronômico Sabores das Águas, projeto que mantém o propósito de valorização da cultura e da gastronomia local e regional, tendo como protagonistas as riquezas gastronômicas dos mares e rios.

“Tivemos também um Maio Musical belíssimo, com uma programação bastante diversificada com atrações locais e grandes nomes da música, entre eles: Tiago Abravanel, ‘The Beetles One’, um dos melhores covers da banda na atualidade, a orquestra Jovem do Estado e ainda o 18º Prêmio Nabor Pires Camargo, que também passou a integrar a programação do Maio. Algumas das nossas maiores atrações aconteceram em palco aberto em frente à Prefeitura, para oferecer acesso à cultura para todos os públicos e idades. Nosso objetivo é promover cada vez mais eventos abertos, justamente para democratizar a cultura”, explicou a secretária.

As festividades natalinas que integram os “Encantos de Natal” de Indaiatuba foram ampliadas em 2019. Serão 16 atrações, em 11 dias de evento, tendo como carros chefes a já tradicional Parada de Natal e o Espetáculo ‘Encantos de Natal’, que reúne cerca de 500 integrantes no palco, entre músicos das orquestras e grupos formados nas oficinas culturais como, coral, dança e teatro.

Com o objetivo de resgatar uma festividade religiosa, também classificada como uma manifestação do folclore brasileiro, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Mosteiro de Itaici, promoveu em setembro o 1º Encontro de Folia de Reis, que contou com a participação de 16 companhias de folias de reis de várias cidades paulistas.

A Secretaria também implantou este ano a Caminhada Campestre, com o intuito de promover o turismo rural e oferecer uma oportunidade de interação entre os participantes. As duas caminhadas realizadas neste ano foram organizadas por meio do Departamento de Turismo, e aconteceram em parceira com o Sindicato Rural de Indaiatuba.



CULTURA E AÇÕES SOCIAIS

Aprendendo a tocar

Este ano a Secretaria Municipal de Cultura ganhou um importante reforço no trabalho de inclusão e democratização da música instrumental. Implantado em agosto, o Projeto Camerata Comunidade, desenvolvido em parceria com a Camerata Filarmônica de Indaiatuba, oferece aulas de musicalização infantil, coral e prática de instrumentos de orquestra (Violino, Viola clássica, Violoncelo e Contrabaixo) para cerca de 160 crianças e adolescentes. As aulas acontecem nos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do Campo Bonito, na Associação Rotary Clube, no Parque Corolla, e na Emeb Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro.

O trabalho social desenvolvido pela Orquestra Sinfônica de Indaiatuba segue fortalecido com 208 alunos de todas as idades nas aulas de musicalização, flauta doce, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, saxofone, teoria musical e prática orquestral com a Orquestra Jovem de Indaiatuba.

A Corporação Musical Villa-Lobos é outra instituição que oferece aulas de instrumentos musicais gratuitamente para a população em sete modalidades de instrumentos de sopro, entre eles, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio e tuba. Atualmente as aulas são ministradas para 35 alunos.

Gastronomia e Solidariedade

Outras ações sociais de destaque integrando os segmentos da cultura e assistência social, foram as aulas de gastronomia direcionadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas pelos Cras. As ações integraram o Festival de Inverno, com a denominação de “Tacho Solidário” e também o Festival de Verão, como “Rede Solidária”. As aulas aconteceram em parceria com a Unimax e foram ministradas pelo professor Caio Nunes, que também deu dicas de como preparar os alimentos, aproveitando ao máximo os nutrientes, evitando o desperdício e dando dicas para fomentar a economia doméstica.

Lacre e Latinha Solidários

Lançada em outubro de 2017, a campanha “Lacre Solidário” foi ampliada em maio deste ano, passando a ser denominada “Lacre e Latinha Solidários”, pois além dos lacres, agora também as latas podem ser trocadas por cadeiras de rodas. Somente em 2019 foram entregues oito cadeiras de rodas por meio da campanha, que atualmente tem como pontos de coleta o Paço Municipal, a Secretaria de Cultura (Centro de Convenções), os centros culturais Wanderley Peres (Praça Dom Pedro II) e Hermenegildo Pinto (Piano) e ainda em 24 escolas municipais. A ação é desenvolvida em parceria com a empresa Itaicifer Comércio de Ferro e Metais.

Caminho das Rosas

Em setembro a Prefeitura de Indaiatuba comemorou um ano de atuação do Programa de Prevenção à Violência Contra a Mulher – Caminho das Rosas e anunciou novidades. Programa passou a contar com a viatura específica para o atendimento às ocorrências que abrangem o Caminho das Rosas, como o cumprimento das medidas protetivas. Os agentes direcionados às ocorrências agora atuam identificados com braçadeira, além disso 16 guardas civis municipais participaram do treinamento sobre a Patrulha Maria da Penha com o objetivo de capacitá-los para atuar diretamente no atendimento de mulheres em situação de violência ou ameaça.

Papo Jovem

No primeiro semestre de 2019 o prefeito Nilson Gaspar (MDB) visitou 16 escolas de ensino fundamental e médio da cidade, entre estaduais e particulares, nas quais conversou com cerca de 4.000 estudantes na ação denominada “Papo Jovem”, criado para dar oportunidade para que os jovens também possam dar suas sugestões, fazer críticas e propor melhorias para a cidade.



ARTES CÊNICAS

No período de 3 a 31 de agosto a Secretaria Municipal de Cultura promoveu a 4ª Mostra de Artes Cênicas, cujo objetivo é incentivar o interesse da população pelas artes e suas manifestações e a formação continuada em artes cênicas. Este ano, além da apresentação de grupos de teatros amadores, estudantis e companhias de produções teatrais formados e sediados em Indaiatuba, a ação contou ainda com oficinas artísticas e encontros de gestão cultural, ministrados pelo grupo de teatro “Os Geraldos”. As aulas foram viabilizadas pelo ProAC ICMS (Programa Estadual de Apoio à Cultura).

A 4ª Mostra de Artes Cênicas teve seu auge em agosto, mas aconteceu durante todo o ano peças apresentadas mensalmente no Centro Cultural Hermenegildo Pinto, o Piano. No total foram 22 peças exibidas gratuitamente.

Indaiatuba recebeu em 2019 seis atrações teatrais, musicais e circenses do Circuito Cultural Paulista, programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a difusão cultural descentralizada. Organizado pela Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte) o Circuito Cultural Paulista leva produções artísticas a diversas partes do Estado de São Paulo. A parceria para o próximo ano já está confirmada. Indaiatuba foi um dos 60 municípios paulistas selecionados para receber, em 2020, as atrações do Circuito, que são sempre gratuitas.



ESTAÇÃO MUSICAL

A Prefeitura inaugurou no dia 29 de novembro a Estação Musical, espaço que será usado pela Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e pela Corporação Villa Lobos para ensaios abertos e também apresentações específicas. O prédio situado na praça Newton Prado, ao lado da antiga Estação Ferroviária de Indaiatuba, onde já funciona o Museu Ferroviário, foi todo reformado pela equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas e ganhou um banheiro e arquibancadas com três lances de assentos para acomodar o público em ensaios e apresentações abertas



OFICINAS CULTURAIS

No decorrer do ano duas novas modalidades passaram a integrar o quadro de oficinas culturais oferecidas gratuitamente em Indaiatuba: a oficina de graffiti, que acontece no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano) e a oficina de taiko, viabilizada em parceria com a Acenbi (Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba). A Secretaria de Cultura conta atualmente com 3.200 alunos integrando as 23 modalidades disponíveis de oficinas culturais, cujos ensinamentos incluem artes, música e dança para todas as idades.



CONCERTOS

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba continua um forte trabalho de popularização da música instrumental em concertos que têm atraído cada vez mais público para o teatro (Ciaei) ou para a rua, em apresentações abertas. Pela primeira vez a final do Festival de Rock de Indaiatuba contou com mais um dia de evento, em grande encerramento realizado pela orquestra com o espetáculo Queen in Concert. No programa, clássicos da banda inglesa como Love of my Life, We Are the Champions e I Want to Break Free, entre outros, em incrível espetáculo que, apesar do frio, atraiu grande público para o palco montado ao lado da Concha Acústica, no Parque Ecológico no início de agosto.

No mês seguinte os admiradores de games, filmes e séries, puderam apreciar o espetáculo “Geek Sinfônico”, ocorrido em duas apresentações com lotação máxima na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, e uma em palco aberto no Campo Bonito. Além do repertório e do palco, que contou com telão, cosplayers da saga “Star Wars” marcaram presença, tornando a apresentação ainda mais descontraída e divertida. Vale lembrar que os shows ocorridos no Ciaei foram beneficentes e arrecadaram cerca de 1.500 litros de leite que foram doados para as Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social.

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba também realizou programas de clássicos da música erudita, entre eles a “Ópera em Concerto” e a La Serva Padrona em parceria com a Ópera Estúdio Unicamp.



FESTAS TRADICIONAIS

O Carnaval em 2019 ganhou uma programação especial e a maioria das atrações aconteceu no estacionamento do Parque da Criança. Os pequenos ganharam um dia de folia só para eles, com o “Carnaval das Crianças para toda a Família”, que contou com marchinhas e barracas de alimentação. Na segunda-feira o tradicional Carnaval das Marchinhas, na Praça Prudente de Moraes, começou um pouco mais tarde, às 17h30. O carnaval contou ainda com a apresentação do Grupo Swingueira Negra, do Bloco da Pastoral da Juventude e ainda apresentação das baterias das escolas de samba Classe A, Imperador de Santa Cruz e Acadêmicos do Grande Sul.

A Secretaria de Cultura ampliou a programação da Páscoa Encantada este ano, evento que contou com um desfile dos coelhos partindo do Terminal Central (antiga rodoviária) até a Praça Prudente de Moraes. Foi um dia inteiro com muitas atrações, iniciando com a entrega da chave da cidade para a Família Coelho e várias atrações musicais que fizeram a animação da festa até a noite. As entidades de assistência social de Indaiatuba também marcaram presença com barracas de alimentação das 10h às 22h.

A 3ª edição do São João na Praça, cujo objetivo é resgatar a tradição das festas populares e típicas de rua, foi um sucesso. Foram dois dias de eventos com diversas atrações musicais, entre elas Maria Lua, Medley, Roça’n Roll, Dois Dobrado e Superbad. A festa contou ainda com a tradicional quadrilha, apresentações de grupos da terceira idade e exposições e atividades dos alunos das oficinas culturais.

  • Redator(es): Darlene Ribeiro
  • Release N.º: 874

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba