Comad participa de evento internacional sobre políticas e prevenção às drogas

Evento reuniu representantes de outros 42 países
19/12/2019 14:34h

Comad participa de evento internacional sobre políticas e prevenção às drogas

Conselheiros do Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas) vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, participaram do 6º Congresso Internacional Freemind 2019 com o Tema: “Perder o futuro seria uma droga – Qual o impacto do álcool e do tabaco para os nossos filhos”. O maior evento de assuntos ligados à prevenção e tratamento de drogas do mundo, foi realizado na cidade de Águas de Lindóia, interior de São Paulo, entre os dias 04 e 07 de dezembro.

A cerimônia de abertura contou com a palestra do psiquiatra e escritor Augusto Cury, a um público de aproximadamente duas mil pessoas. Autoridades políticas e eclesiásticas também participaram do evento como Marcelo Ribeiro, presidente do Coned (Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas); Osmar Gasparini Terra, secretário da Cidadania; Pablo Kurlander, gestor geral da FBRACT (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas), Quirino Cordeiro Junior, secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, coordenador geral de Saúde Mental e membro do Conad (Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça); Ronaldo Laranjeira, médico psiquiatra; e Zila Van der Meer Sanchez, professora e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Unifesp.

O conselheiro Gerson Luiz Vieira, capelão da Unipas (União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários), foi um dos representantes do Comad no Congresso. “Todo o foco do evento foi na prevenção em vários eixos e na articulação com a sociedade civil, fortalecendo os conselhos estaduais e municipais, priorizando as políticas públicas entre governo e sociedade e estabelecendo uma visão multifatorial: prevenção, tratamento e combate as drogas”, explicou.

Participantes de 300 cidades brasileiras se inscreveram no congresso, além de 300 estrangeiros de 42 países, 36 palestrantes nacionais e 12 palestrantes internacionais. O evento contou também com representantes da ONU (Organização das Nações Unidas), OMS (Organização Mundial da Saúde), da OEA (Organização dos Estados Americanos), União Africana e Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas).

Paralelo ao Congresso também ocorreram vários eventos culturais e exposição de estandes com materiais e produtos de literaturas relacionados à dependência química, administradas por entidades como Amor Exigente, AA Alcoólicos Anônimos, NA Narcóticos Anônimos, Fazenda da Esperança, Cruz Azul, Biomédica Exames Toxicológicos, Pastoral da Sobriedade, entre outros grupos de apoio.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno