A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Indaiatuba é primeira cidade do Brasil a receber filtros de ar externos da Mann+Hummel

Equipamentos serão instalados para testes na praça Dom Pedro II
21/02/2020 16:49h


Foto: Arquivo RIC/PMI
Indaiatuba é primeira cidade do Brasil a receber filtros de ar externos da Mann+Hummel

O prefeito Nilson Gaspar participou na tarde de quinta-feira (20) do lançamento no Brasil do projeto Public Air Solutions, da Mann+Hummel. Indaiatuba será a primeira cidade brasileira a testar a tecnologia desenvolvida pela empresa para realizar a filtragem de partículas finas em locais com grande concentração de poluentes. No início de março serão instaladas quatro torres de filtragem do ar na praça Dom Pedro II para testes. Em frente à sede da empresa já foi instalada uma torre fixa. O projeto também será levado para outras cidades e regiões metropolitanas, como São Paulo.

A tecnologia inédita no Brasil é desenvolvida pela divisão Life Science & Environment da empresa, e trabalha em conjunto com a natureza no processo de filtragem do ar. Pode ser utilizada em ambientes externos ou internos, como terminais rodoviários ou estações de metrô.

A Praça Dom Pedro foi escolhida por estar localizada na região central da cidade e contar com grande circulação de pessoas e fluxo de veículos. Os equipamentos funcionarão no local por seis meses para testes e avaliações entre simulação e dados reais, assim como realizado pela matriz na cidade de Stuttgart, na Alemanha. Nesse período, os dados coletados serão analisados no laboratório da Mann+Hummel em conjunto com pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que apoiam o projeto e usarão os dados para um estudo vinculado à universidade.

Durante o evento, o prefeito Nilson Gaspar agradeceu a parceria da empresa com o município. “Obrigado por mais essa parceria. Indaiatuba tem sido vitrine para muitos projetos importantes em nosso país, e isso graças a planejamento e gestão eficiente. É um orgulho para nossa cidade ser pioneira nesse projeto da Mann+Hummel, que certamente trará mais qualidade ao nosso ar e mais saúde para a população”, ressaltou.

Segundo o vice-presidente da empresa, Bert Kempeneers, muitas cidades ao redor do mundo estão atentas às altas concentrações de poluição causadas pelas partículas finas em suspensão no ar. “Há mais de 70 anos a Mann+Hummel é especialista em sistemas de filtragem e agora, estamos aplicando nosso know-how para limpar o ar ao nosso redor nas cidades, para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população”, afirmou.

O Public Air Solutions possui sistemas automatizados que detectam a necessidade de realizar a filtragem das partículas finas geradas pelo tráfego ou pela indústria, nocivos à saúde, especialmente para pessoas com doenças respiratórias, idosos e crianças.

O equipamento realiza a filtragem de partículas finas com dimensões entre 2,5 e 10 microns, podendo filtrar também CO2 (Dióxido de Carbono) e NOX (Óxidos de Nitrogênio), nocivos ao sistema respiratório. A inovação já é utilizada em cidades da Alemanha, França, Índia, China e Coreia do Sul.

Para que o sistema de filtragem seja eficiente, a área a ser filtrada é analisada por equipamentos de medição de poluentes em conjunto com um software, determinando a quantidade de torres e a distância entre elas para atingir a expectativa de redução dos poluentes no ar. A manutenção dos equipamentos requer a troca dos filtros para partículas finas uma vez ao ano e os filtros para CO2, a cada três meses.



Mann+Hummel

O Grupo Mann+Hummel é o maior fabricante do mundo em soluções de filtragem, bem como parceiro de desenvolvimento e fornecedor de equipamentos originais para as indústrias internacionais de engenharia automotiva e mecânica.

Com um quadro de 20 mil funcionários em cerca de 80 locais de representação em todo o mundo, o portfólio de produtos do grupo inclui sistemas de filtragem do ar, sistemas de aspiração, sistemas de filtragem de líquidos, filtros de cabine e componentes plásticos bem como elementos filtrantes para a manutenção de veículos automotivos. Para aplicações de engenharia geral, engenharia de processos e aplicações industriais, a gama de produtos inclui filtros industriais, filtros de membrana para filtragem da água.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 129

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba