Semáforo de pedestres em frente ao Sesi será monitorado por radar

Equipamento fiscalizará avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres
27/02/2020 15:20h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Semáforo de pedestres em frente ao Sesi será monitorado por radar

O Departamento Municipal de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas iniciou a instalação de radar fixo no semáforo de pedestres localizado na avenida Francisco de Paula Leite, na altura do Sesi. A partir da próxima segunda-feira (02) o equipamento fará o monitoramento do avanço de sinal vermelho e de parada sobre a faixa de pedestres, nos dois sentidos da avenida. O objetivo é inibir as infrações de trânsito que são comuns no local e tornar mais segura a travessia da via. Trecho é muito utilizado por estudantes.

A medida foi tomada porque a Secretaria de Obras estava recebendo muitas reclamações por parte da população que utiliza o trecho. De acordo com os relatos, que foram confirmados após o estudo de tráfego realizado no local, alguns motoristas não estavam respeitando o semáforo de pedestres e colocando em risco a travessia, principalmente de crianças que estudam nas escolas das proximidades.

Desde 2003 a Prefeitura já mantém um radar que flagra os avanços de sinal vermelho no semáforo da avenida Ário Barnabé, no cruzamento com a Marginal Esquerda do Parque, no sentido Cristo. No mesmo ano, a Secretaria de Obras instalou outros dois pontos de fiscalização eletrônica para inibir avanços de sinal, sendo um no cruzamento da Rua 15 de Novembro com a Alberto Santos Dumont, e outro na avenida Francisco de Paula Leite na altura da Praça do Cato.

Em 2015 foram instalados outros três radares para inibir avanço de sinal vermelho em três pontos das avenidas Ário Barnabé e Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. Dois radares estão nos semáforos do cruzamento da Marginal Direita com a Ário Barnabé, sendo que a fiscalização eletrônica no trecho da Marginal também registra excessos de velocidade. O terceiro radar foi instalado na Marginal Esquerda, na esquina com a avenida Ário.

Em 2019 foram lançadas 1.016 multas por fiscalização eletrônica no município referentes à avanço de sinal vermelho, e 85 a veículos que pararam sobre a faixa de pedestres.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno