Plano de Reestruturação dos professores da Rede é apresentado em Encontro de Educadores

Cartão Cesta para todos professores é uma das conquistas explanadas na proposta
27/02/2020 17:06h

Foto: Leonardo Cruz -PMI

Na sexta-feira (21) aconteceu no Ciaei o Encontro de Educadores para mais de 1.300 docentes da Rede Municipal de Ensino. O evento contou a apresentação do projeto de Reestruturação de Cargos e Carreira dos professores. Os principais pontos explanados para a Classe foram o cartão cesta para todos os docentes, progressão automática após Estágio Probatório, aumento de 15% no piso salarial e uma progressão de carreira mais justa. O texto completo está disponível no site da Prefeitura, no portal do servidor.

A proposta inicial partiu da Comissão Especial formada por representantes de todas as áreas dos docentes da Educação Municipal. Após um ano de estudos as reivindicações foram repassadas para análise de outra Comissão composta por membros das secretarias de Educação, Administração e de Negócios Jurídicos. O Projeto de Lei deve ser enviado para apreciação do Legislativo no início de março.

O prefeito Nilson Gaspar explicou que essa reestruturação foi um compromisso assumido por ele com a categoria. “Quando recebi a primeira proposta, feita com o orçamento disponibilizado para a Educação Municipal, percebi que eu precisava intervir. Nossa secretária de Educação, foi até onde a esfera dela permitia, ou seja, um impacto de quatro milhões no orçamento. Nas formaturas escutei muito o que os professores me falaram e achei justo incluir algumas solicitações, como o cartão cesta para todos. Fizemos uns remanejamentos de investimentos em outras áreas e conseguimos disponibilizar 12 milhões para este novo plano de carreira. Assim espero ter chegado numa proposta mais justa para vocês, que ensinam e cuidam de nossas crianças, que são o futuro de nossa cidade”, ressalta Gaspar.

A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, informa que uma comissão de professores está trabalhando na proposta do novo plano de carreira desde abril de 2019. “Acredito que o maior desafio foi atender os pedidos dentro da legalidade. Agradeço a atenção de nosso prefeito, que não mediu esforços para tornar mais justa e melhor esta reestruturação tão aguardada. Parabenizo toda comissão e fico muito feliz por fazer parte deste momento em que podemos afirmar que o novo estatuto tem participação ativa dos professores”, resume Rita.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi