Prefeitura intensifica Operação Cata Bagulho para reforçar ações de combate à Dengue

População deve depositar materiais nas calçadas somente na noite anterior à coleta
24/03/2020 12:13h

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

Por determinação do prefeito Nilson Gaspar, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente inicia quarta-feira (25) uma ação especial da Operação Cata Bagulho para intensificar a retirada de materiais das residências e auxiliar nas ações de combate à Dengue. A proposta é anular possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença. Além das coletas habituais de segunda e quinta-feira, foram acrescentados sete setores ao cronograma do serviço, que serão atendidos às quartas e sextas-feiras. Os pontos extras reúnem bairros onde os casos de dengue são mais recorrentes. A população deve consultar o novo calendário e depositar os materiais nas calçadas somente na noite anterior à data da coleta.

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza, informou que a ação foi solicitada pelo prefeito para que as pessoas pudessem aproveitar este período em que estão em suas residências, como medida preventiva de contenção do avanço da transmissão do novo corononavírus, para cuidar principalmente de seus quintais, recolhendo todos os objetos que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti, transmissor da Dengue. “Neste momento tão difícil que estamos vivendo, em meio à pandemia de Covid-19, temos que intensificar as medidas também contra a Dengue, que também pode matar e complicar ainda mais a situação dos serviços de saúde”, explicou.

A Operação Cata Bagulho faz a retirada de móveis e objetos velhos como colchões, madeiras, eletrodomésticos e pneus. É importante esclarecer que o serviço não faz a retirada dos entulhos de construção e o material resultante de podas de árvores da parte interna das propriedades, limpeza de terrenos e chácaras, também devem ser retirados pelo proprietário.

O trabalho de coleta é iniciado às 7h e termina somente quando a equipe acaba de percorrer todo o trecho previsto no cronograma.

Além da Operação Cata Bagulho, a Prefeitura disponibiliza outros serviços de coleta de materiais como os ecopontos, onde podem ser depositados recicláveis como papel, plástico, alúmino e vidro, e também o Ecoponto de Inertes, onde a população pode levar entulhos de pequenas reformas, eletrônicos e todo o tipo de materiais recicláveis.

Programação Cata Bagulho

Extra - 25/mar (quarta-feira): Bairro Santa Cruz, Jardim Califórnia, Vila Brizolla, Jardim Tropical, Vila Costa e Silva, Jardim Belo Horizonte, Jardim do Sol, Umuarama, Jd. Tropical, Jd. Florida, Jd Marina.

Oficial - 26/mar (quinta) – Setor 6: Centro, Vila Vitória, Parque Boa Esperança, Vila Aurora, Jardim Rossignatti. Entre BRAS as ruas Candelária, 11 de Junho, Augusto de Oliveira Camargo, Nicarágua e Avenida Presidente Vargas.

Extra - 27/mar (sexta) - Setor 15: Jardim Morada do Sol/João Pioli/Jd Lauro Bueno/Colonial Av. Ário até Av. Manoel Ruz Peres e Marginal Esquerda do Parque até a divisa com o Condomínio Shanadu.

Oficial - 30/mar (segunda) - Setor 7: Vila Furlan, Jardim Santiago, Jardim América, Jardim Cristina, Jardim Moacir Arruda, Jardim dos Amarais, Vila Homero, Jardim São Paulo, Parque Boa Esperança, Vila Castelo Branco Jardim São Lourenço e Jd. Sevilha. Entre as ruas Nicarágua, Padre Bento Pacheco e entre as Avenidas Presidente Vargas e rua Benedito G. de Araújo.

Extra - 01/abr (quarta) - Setor 16: Jardim Morada do Sol, entre a avenida Ário Barnabé, rua Antônio Angelino Rossi (80), Lino Lui e Martinho Lutero.

Oficial - 02/abr (quinta) – Setor 8: Jardim Santa Rita, Jardim Aquários, Vila Soriano, Jardim Guanabara, Vila Maria, Jardim Itamaracá, Vila Rubens, Jardim Olinda, Vila Maria Helena Aqui se Vive e Jd. Regente e Jd. Valença. Entre as Ruas Guaicurus, avenidas Conceição e Bernardino Bonavita, Camargo Andrade.

Extra - 06/abr (segunda) - Setor 17: Jardim Morada do Sol, entre a rua Antônio Angelino Rossi (80), Lino Lui e Martinho Lutero.

Oficial - 06/abr (segunda) - Setor 9: Vila São José, Jardim Renata, Jardim Nely, Jardim Pompéia, Vila Bérgamo, Michalucca, Jardim Rêmulo Zoppi, Jardim São Francisco, Vila Brigadeiro Faria Lima, Jardim do Vale e Jardim Adriana. Entre a Avenida Francisco de Paula Leite, e as ruas das Orquídeas e Toshiko Takahara.

Extra - 09/abr (quinta) - 14 Jardim Morada do Sol Av. Ário até Rodovia SP-75 e Rua Jacob Lyra até a Marginal Esquerda do Parque.

Oficial - 13/abr (segunda) - Setor 10: Bairro Santa Cruz, Jardim Califórnia, Jardim Oliveira Camargo, Vila Brizolla, Jardim Nova Indaiá, Jardim Tropical, Vila Costa e Silva, Jardim Belo Horizonte, Jardim Kioto I e II.

Extra - 13/abr (segunda) - Setor 13: Parque das Nações, Jardim Juscelino Kubitschek, Jardim Alice, Jardim Tancredo Neves, Vila Pires da Cunha, Núcleo Residencial Deolinda. Entre as ruas Jacob Lyra, avenida Ário Barnabé, Aurora Escodro Groff e Soldado João.

Oficial - 16/abr (quinta) - Setor 11: Jardim Pedroso, Vila Brizolla, Jardim Marina, Jardim Paraíso, Jardim Primavera, Jardim do Sol, Jardim Eldorado, Jardim Flórida, Conjunto Habitacional Lúcio Artoni, Distrito Bartolomai, Jardim Umuarama, Vila Mariana, Jardim Leonor I e II, Jardim Jequitibá e Vl. Verde

Extra - 20/abr (segunda): Conjunto Habitacional Veredas da Conquista e Bairro Mato Dentro

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno