Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente faz desinfecção de espaços públicos

Prefeitura deve manter limpeza durante período de quarentena
25/03/2020 14:07h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente iniciou a desinfecção de espaços públicos na noite de terça-feira (24). O trabalho é uma das medidas determinadas pelo prefeito Nilson Gaspar para conter o avanço de contaminação do novo coronavírus no município. A proposta é higienizar locais de maior concentração de pessoas, principalmente na região central da cidade, com a pulverização de uma solução de hipoclorito de sódio. Foram desinfetados pontos de ônibus, praças e áreas externas do Terminal Rodoviário, UPA-24h e do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). Hoje, quarta-feira (25), a equipe dará continuidade ao trabalho na parte externa das unidades de saúde, também no período noturno.

Conforme explicou o prefeito, o reforço da limpeza deve ser mantido durante todo o período de quarentena, como forma de reforçar os cuidados com quem realmente precisa sair de casa e, principalmente, funcionários de estabelecimentos comerciais e financeiros, além dos serviços de saúde, que precisam permanecer abertos. “A recomendação para que as pessoas permaneçam em casa, continua. Só estamos oferecendo um cuidado a mais com quem realmente precisa circular pelas áreas centrais e de atendimento à saúde”, acrescentou Gaspar.

Na noite de terça-feira a desinfecção teve início às 20h e se estendeu até 01h. A praça Dom Pedro e o Terminal Central foram os primeiros a serem higienizados. Em seguida, a equipe passou pela praça Prudente de Moraes; praça Rui Barbosa; praça Leonor de Barros Camargo, em frente à Igreja Candelária; as calçadas na região dos bancos; Correios; Terminal de ônibus da antiga Rodoviária, na avenida Presidente Vargas; toda a parte externa do Haoc e da UPA-24h, e da nova Rodoviária.

Hoje, também a partir das 20h, a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos percorrerá todas as unidades de saúde do município e a previsão é de que permaneçam trabalhando nas ruas até 5h.

Também estão no pacote de espaços que devem passar pela desinfecção as áreas comuns utilizadas por visitantes e funcionários dos cemitérios municipais e as áreas de academias do Parque Ecológico.

Para a higienização a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente utiliza a solução de 1% de hipoclorito de sódio, que é aplicada nos ambientes com a ajuda de nebulizadores. O equipamento faz o produto se espalhar com mais uniformidade, garantindo uma boa cobertura dos espaços. Somente na terça foram utilizados mais de 500 litros de água com a solução. Seis pessoas integram a equipe.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno