Obras do Projeto Habitacional Vila dos Idosos avançam

23/04/2020 16:34h

Foto: Arquivo RIC/PMI
Obras do Projeto Habitacional Vila dos Idosos avançam

A construção do Residencial Vila dos Idosos avança e base das casas e áreas externas começam a ser concretadas. O condomínio fechado localizado no Jardim Brescia, será composto por 40 unidades habitacionais destinadas a idosos solteiros ou casais a partir de 60 anos e que sejam independentes para a realização de tarefas do dia a dia. A Administração Municipal investe R$ 4,5 milhões no projeto habitacional, com recursos próprios. O prazo previsto para concluir a obra é de 12 meses.

O Residencial Vila dos Idosos foi pensado pelo prefeito Nilson Gaspar para beneficiar os idosos que têm uma renda insuficiente para financiar um imóvel. “É uma obra habitacional e social que tem como objetivo ajudar pessoas com mais de 60 anos, que poderão morar em um condomínio com excelente infraestrutura. Com esse projeto vamos beneficiar gente humilde, trabalhadora, que chegou na terceira idade e ainda depende de aluguel”, explicou.

A Vila ocupará uma área total de 8.049,84m². Das 40 unidades habitacionais que serão disponibilizadas, quatro serão casas isoladas de 40,16m² e as 36 restantes serão casas geminadas com área de 79,45m², totalizando 1.590,74m² de área construída. Todas as unidades serão térreas e compostas de sala, cozinha, área de serviço, banheiro acessível e dormitório que pode acomodar um casal de idosos.

O condomínio contará com um Salão Comunitário de 228,36m² com sala de enfermagem, sala que pode ser usada como consultório, sanitário, cozinha, área de serviço e sanitários masculino, feminino e acessível. A Guarita e dependências administrativas terão 26,22m².

O projeto é baseado no “Vila Dignidade”, do Governo do Estado de São Paulo, mas com algumas melhorias necessárias para oferecer mais qualidade de vida aos futuros moradores. A Vila dos Idosos também oferecerá academia ao ar livre e uma área livre de praça para a realização de atividades, mesas de xadrez ou dama e um espaço para redário caso os moradores queiram instalar redes para descanso. Na parte externa do condomínio serão disponibilizadas 22 vagas de estacionamento e um ponto de ônibus.

Os beneficiários do projeto serão mutuários e quando, por algum motivo, deixarem os imóveis, as residências serão destinadas para outros idosos que integram o cadastro habitacional e que cumpram os critérios pré-determinados pela Secretaria de Habitação. Não serão admitidos outros moradores no condomínio, como dependentes ou cuidadores.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno