Secretaria de Cultura abre inscrições para Maio Musical Virtual 2020 até o próximo dia 6

Evento exclusivo para músicos residentes no município terá 32 apresentações online
28/04/2020 16:49h

Foto: Reprodução

Com o objetivo de assegurar a proteção dos direitos culturais da população durante a situação de emergência em saúde, em virtude das ações de combate à pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Cultura lança o Edital de Chamamento Público para a realização do 28º Maio Musical Virtual 2020. O evento acontece entre 15 a 31 de maio, com 32 apresentações online, divididas em cinco categorias: solo, duos, trios, quartetos e banda. A inscrição - exclusiva para músicos residentes no município - terá início nesta quarta (29) e segue até 6 de maio por meio do site da Prefeitura de Indaiatuba.

“Criamos o Maio Musical Virtual para valorizar a produção artística do município como forma de garantir o acesso continuado à vida cultural indaiatubana, incentivando a sustentabilidade de artistas locais, que também passam por dificuldades”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Estes são direitos fundamentais e essenciais à qualidade da vida humana, contribuindo para a inclusão social e o senso de pertencimento, identidade, sensibilidade e empatia”.

O Maio Musical Virtual é aberto a todos os gêneros musicais. “O evento foi criado para estimular os diversos elos da cadeia produtiva da música, no gênero popular ou erudito, popularizando a música de forma geral”, explica o prefeito Nilson Gaspar. “O objetivo é desenvolver e divulgar o trabalho produzido por músicos e grupos musicais de Indaiatuba, com repertório autoral ou não”.

O formulário de inscrição será disponibilizado no site da Prefeitura de Indaiatuba, através do link www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/maio-musical/. Os interessados devem enviar um breve release do projeto e um histórico da carreira do proponente. É preciso ainda anexar um vídeo gravado na horizontal com duração máxima de três minutos, que precisa estar audível e com qualidade mínima de nitidez. Para fins de divulgação, é necessário enviar uma imagem em alta resolução.

Os interessados devem ainda informar o repertório, incluindo títulos e autores das composições, sendo que o espetáculo deve ter entre 45 minutos e uma hora de duração. É necessário também anexar o rider técnico e/ou mapa de palco, em formato PDF. Por fim, caso o participante seja menor de idade, a inscrição deverá ser acompanhada de autorização de um dos pais ou responsável legal.

Seleção

As inscrições acontecem de 29 de abril a 6 de maio. Serão selecionados até 32 projetos musicais divididos da seguinte forma: oito na categoria solo; nove na categoria duos; cinco na categoria trios; cinco na categoria quartetos; e cinco projetos na categoria bandas.

Os projetos serão contratados mediante avaliação e seleção de uma Comissão indicada pela Secretaria Municipal de Cultura, composta por profissionais da área. “É importante destacar que cada proponente poderá concorrer somente com um projeto”, lembra Tânia. A documentação apresentada será conferida e a lista dos projetos habilitados será publicada na Imprensa Oficial do Município no dia 8 de maio.

As apresentações dos projetos habilitados serão registradas em estúdio no formato ao vivo e disponibilizadas por tempo indeterminado à população no portal Cultura Online no site da Prefeitura de Indaiatuba. A gravação das apresentações será agendada com antecedência junto ao artista ou grupo selecionado, de acordo com o quadro de disponibilidades de horário do estúdio de gravação.

O artista ou grupo selecionado terá até três horas para montagem, passagem de som e gravação do material, contando a partir do horário agendado previamente. O processo de produção das gravações seguirá rigorosamente os protocolos de segurança para proteção e restrição de aglomeração em virtude da pandemia.

Após a seleção dos projetos, a Secretaria Municipal de Cultura fará a divulgação completa da programação do Maio Musical Virtual 2020, com todos os shows e horários de exibição, em www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online.

• Redator(es): Fábio Alexandre