Corporação Villa-Lobos apresenta concerto virtual Passeio pelo Mundo da Música

Sinfônica de Indaiatuba traz clássicos da viola caipira com Ivan Vilela
25/06/2020 09:35h

Corporação Villa-Lobos apresenta concerto virtual Passeio pelo Mundo da Música

Mais duas apresentações movimentam a agenda de eventos da Secretaria Municipal de Cultura neste final de semana. No sábado, dia 27, às 20h, a Corporação Musical Villa-Lobos apresenta o concerto virtual Passeio pelo Mundo da Música, com um repertório bastante variado. No domingo, dia 28, às 19h, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba traz repertório dedicado à viola caipira e a participação especial de Ivan Vilela, um dos maiores violeiros do Brasil. As apresentações serão disponibilizadas no portal Cultura Online (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/).

“A Corporação Musical Villa-Lobos (CMVL) convida todos a um adorável passeio pelo mundo da música”, destaca o maestro Samuel Nascimento de Lima, que divide a batuta com Tiago Morandi Roscani. “Nosso ponto de partida será o Rio de Janeiro, onde visitaremos obras imortais de Antônio Carlos Jobim sob a ótica do arranjador canadense Howard Reid Cable. Também teremos Frevo, mas neste caso não o famoso ritmo pernambucano, mas sim uma arrojada composição de Egberto Gismonti com uma pitada de improvisação”.

A corporação receberá convidados. “Teremos como companheiros nesta viagem o Quarteto de Trombones da CMVL, executando arranjos do grande professor e trombonista brasileiro Gilberto Gagliardi e do professor norte-americano George W. Lotzenhiser”, revela Samuel.

“Viajamos pelo mundo com o famoso tema do seriado da HBO Game of Thrones, composto pelo alemão Ramin Djawadi, pelo lindo e emocionante hino Mais Perto, Meu Deus, de Ti, do norte-americano Lowell Mason, e pela estonteante Dança do Sabre, de Aram Khachaturian, armênio da Geórgia”, conta o maestro.

“Os momentos mais divertidos ficam por conta de Counting Stars, do One Republic, e do forró norte-americano Tio Macaco, de Michael League, integrante da banda instrumental Snarky Puppy”, continua Samuel. “O britânico Eric Patrick Clapton também receberá nossa visita: nos encontraremos no Medley Pop and Rock Legends com as canções Layla, Tears in Heaven e Sunshine of Your Love.

Viola caipira

Depois de apresentar a Primavera, de Antonio Vivaldi, no concerto virtual do último dia 20, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba está de volta neste domingo, dia 28, às 19h. “A apresentação será dedicada à nossa querida viola caipira, o mais brasileiro dos instrumentos. Por isso, recebemos como convidado especial o violeiro Ivan Vilela”, destaca o maestro e diretor artístico Paulo de Paula.

“No programa, teremos obras que vão do regional ao universal, demostrando toda a versatilidade da viola e também da Sinfônica de Indaiatuba”, destaca o maestro. Para conferir as apresentações, basta acessar o portal Cultura Online no site da Prefeitura de Indaiatuba em www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/.

• Redator(es): Fábio Alexandre