Prefeitura de Indaiatuba implanta tradutor automático de Libras no site

Já está em funcionamento o assistente que faz a tradução de textos
23/07/2020 16:29h

Foto:
Prefeitura de Indaiatuba implanta tradutor automático de Libras no site

A Prefeitura de Indaiatuba sempre prezou por uma comunicação eficiente e transparente junto à população, mas a partir desta semana as informações começaram a ficar mais acessíveis para um público específico, os surdos. A página da administração municipal na internet agora conta com o “Hugo”, um plugin de tradução automática de textos para a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para acessar a ferramenta basta acessar o site www.indaiatuba.sp.gov.br, clicar no botão azul no canto direito da tela e depois selecionar o trecho a ser traduzido.

O Departamento de Informática, ligado à Secretaria de Administração, foi responsável pela implantação do projeto, executado por meio da contratação de um empresa especializada. De acordo com a Federação Mundial dos Surdos, 80% dos surdos tem baixa escolaridade e dificuldades na alfabetização.

A secretária de Relações Institucionais, doutora Graziela Milani, explica que o assistente digital também atende à Lei de Inclusão Brasileira (Lei nº 13.146 de julho de 2015). “A página da Administração Municipal já conta com a acessibilidade para deficientes visuais, que é um recurso que faz a leitura do conteúdo que está na tela. Com essa nova ferramenta, estamos possibilitando a inclusão de mais um grupo da população, os surdos. Já havíamos adotado a tradução em Libras durante as lives com o prefeito Nilson Gaspar, e agora todo o conteúdo de texto publicado no site também estará acessível aos surdos. É um avanço em termos de comunicação e inclusão”, explicou.

Segundo explica a professora e intérprete de Libras da Secretaria de Educação, Débora Stefania Cheracomo Ciriaco, a pessoa que nasce surda tem grande dificuldade com a língua portuguesa, que para elas é como um segundo idioma. “Primeiro eles aprendem a Libras e só depois partem para a alfabetização convencional e enfrentam muitos desafios nesse aprendizado. Os surdos utilizam uma estrutura de língua muito diferente da nossa, então o assistente digital “Hugo” é uma ferramenta ótima e que ajudará muito na compreensão dos textos”, explicou.

De acordo com o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, o Brasil contava com aproximadamente 9,7 milhões de surdos.

• Redator(es): Darlene Ribeiro