Notícias

Secretaria de Serviços Urbanos constrói mais nove canis no CRA

  • Publicação: 28/07/2020 12:03h
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 589

Foto

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

Os novos canis em construção no CRA – Centro de Reabilitação Animal devem ficar prontos para utilização no final de agosto. A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente está concluindo a construção de mais nove canis que integram a primeira fase da obra de ampliação e reforma do espaço. Os trabalhos de ampliação da recepção e das dependências administrativas, também já foram iniciados. O objetivo da obra é melhorar a capacidade de acolhimento e permanência de animais e também oferecer mais conforto no atendimento das famílias que procuram os serviços do CRA.

O projeto ainda inclui a construção de 16 novas baias individuais para cães e gatos nas áreas de pré e pós-operatório para melhor acomodar os animais doentes que são recolhidos pela Prefeitura e os que estão em tratamento. Na área ampliada também serão construídos um consultório para avaliação clínica dos animais e uma nova sala de paramentação ligada ao centro cirúrgico. O setor administrativo ganhará uma recepção nova com capacidade para dois guichês de atendimento, e mais dois banheiros acessíveis. No total, a ampliação contará com mais de 120m² de área construída.

A fase final das obras incluirá a reforma de todas as instalações já existentes, que passarão por manutenção e pintura geral.

Idealizado pelo prefeito Nilson Gaspar, quando ainda era secretário de Serviços Urbanos, o Centro de Reabilitação Animal foi criado em 2009, com a proposta de recolher animais de rua machucados e doentes que apresentam risco à população ou que estejam em sofrimento; animais submetidos a maus tratos por seus proprietários; suspeitos de raiva ou outras zoonoses, e animais mantidos em condições inadequadas; filhotes abandonados e cadelas que estejam esperando filhotes. “Desde então já fizemos algumas reformas para melhorar e ampliar o serviço, sempre com foco no cuidado com o animal e na saúde pública”, reforçou o prefeito.

No CRA os animais recebem os cuidados necessários e depois são encaminhados para adoção, quando não são resgatados pelos proprietários. O serviço também oferece castração gratuita de cães e gatos para famílias que não têm condições de pagar pela cirurgia.


Fotos


Notícias relacionadas