A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura de Indaiatuba inaugura Centro Integrado de Oncologia nesta segunda-feira (10)

Centro funcionará no antigo Mini Hospital, no Jardim Morada do Sol
06/08/2020 16:03h


Foto: Divulgação
Prefeitura de Indaiatuba inaugura Centro Integrado de Oncologia nesta segunda-feira (10)

Na próxima segunda-feira (10) Prefeitura de Indaiatuba entrega Centro Integrado de Oncologia “Luci Clea Silva”, que funcionará no antigo Mini Hospital, no Jardim Morada do Sol. O objetivo é unificar e ampliar os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde aos pacientes oncológicos, proporcionando um fluxo otimizado e uma linha de cuidado continuada.

O novo Centro Integrado de Oncologia contará com o atendimento de três médicos especialistas: os oncologistas Dr. Fabrício Colli Badino e Dra Elisa Watanabe Camargo e a hematologista, Dra Camila Galati Araújo. Além da equipe, o local oferecerá o ambulatório de cuidados paliativos; sala para procedimentos diagnósticos; a Central de Regulação Oncológica do Município e a sala de infusão de medicamentos de alto custo, que será equipada com a capacidade para realização de quimioterapia, procedimento para o qual a Prefeitura de Indaiatuba aguarda a habilitação por parte do Governo Federal.

“Nós da administração municipal juntamente com o Dr. Fabrício Colli, a Vollac, entre outras pessoas da área batalhamos muito para estruturar esse espaço onde vamos cuidar adequadamente dos pacientes com câncer. Estivemos em São Paulo e em Brasília algumas vezes para pleitear melhorias para a nossa saúde, inclusive deixamos toda a documentação necessária solicitando o credenciamento para que possamos oferecer a quimioterapia por infusão no município, aguardamos agora a liberação por parte do Ministério da Saúde. O Centro de Oncologia é uma grande conquista para todos nós”, concluiu o prefeito Nilson Gaspar.

Atualmente Indaiatuba possui cerca de 800 pacientes oncológicos em tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e realiza todos os procedimentos diagnósticos, cirurgias oncológicas desde a média até a alta complexidade e tratamentos com medicações de alto custo e quimioterápicos orais. São investidos no setor cerca de R$1.200.000,00 ao ano. Os novos pacientes que necessitarem de atendimento oncológico serão direcionados pelos médicos das Unidades de Saúde.

Luci Clea Silva

Por sugestão do Prefeito Nilson Gaspar, o Centro Integrado de Oncologia será intitulado com o nome da enfermeira “Luci Clea Silva” em homenagem ao trabalho que ela desenvolvia junto às pacientes de câncer de mama no município. Colaboradora da Volacc (Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer) e professora universitária, Luci foi vítima da Covid-19 e faleceu no dia 23 de maio, com 58 anos.

Era graduada em enfermagem e obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis, com especialização em Unidade de Terapia Intensiva pelas Faculdades Integradas de Fernandópolis. Docente, coordenadora de curso e supervisora de estágio nas Faculdades Anhanguera de Indaiatuba e Sumaré e também na Unimax. Foi coordenadora do PRONATEC em Indaiatuba, inserindo seus alunos no trabalho voluntário através do estágio não remunerado.

Luci foi colaboradora da Volacc por mais de doze anos, atendendo e cuidando dos assistidos e orientando seus familiares nos cuidados com os pacientes. Voluntária em diversas organizações de Indaiatuba, ela propagou ensinamentos que vão além da teoria, se dedicou incondicionalmente a cuidar das pessoas de forma integral, de suas enfermidades, ansiedades e angústias.

  • Redator(es): Darlene Ribeiro
  • Release N.º: 621

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba