Indaiatuba avança para a fase amarela do Plano SP de Retomada Consciente

Academias, salões de beleza, bares e restaurantes voltam a funcionar com horário restrito
07/08/2020 17:46h

Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI
Indaiatuba avança para a fase amarela do Plano SP de Retomada Consciente

O Prefeito Nilson Gaspar realizou uma live nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Indaiatuba na tarde desta sexta-feira (07) para anunciar e esclarecer sobre o avanço do município para a Fase 3, considerada amarela do Plano São Paulo de Retomada Consciente. O anúncio do avanço de fase da região de Campinas e outras nove regiões do Estado aconteceu em coletiva de imprensa realizada pelo governador João Dória no dia de hoje.

Com a nova classificação, além dos serviços já autorizados para funcionamento na Fase 2 (laranja), também ficam autorizados a retomar o atendimento presencial: academias, salões de beleza e estética e barbearias, além de bares, restaurantes, incluindo as áreas de alimentação dos shopping centers. As novas regras de funcionamento dos estabelecimentos passam a valer a partir deste sábado (08), véspera do dia dos pais, e estão detalhadas nas Portarias nº 734 e 735 publicadas em edição extraordinária da Imprensa Oficial do Município desta sexta-feira (07).

O gestor municipal afirmou este é um momento importante pois dependerá da colaboração de todos para que o município avance ainda mais no plano de retomada da economia. “Chegamos à fase amarela e uma nova parte do comércio retoma atividades com horários um pouco mais flexíveis. Contudo, precisamos ter consciência e manter todos os cuidados sanitários necessários. É importante retomar as atividades, mas preservar a vida é sempre a maior prioridade. Contamos com a colaboração de toda a população de Indaiatuba”, comentou Gaspar.

Durante a live o prefeito ainda agradeceu a dedicação de todos os funcionários da área da saúde e segurança, assim como a compreensão de seus familiares e lamentou as 132 mortes ocorridas no município. “Meus sentimentos e condolências à todas as famílias que perderam seus entes queridos para o novo coronavírus”.

RETOMADA

No caso dos salões de beleza, estética, barbearias, clubes sociais e esportivos o funcionamento será reduzido a seis horas diárias, ininterruptas ou não, podendo acontecer entre 6h e 21h com capacidade máxima limitada a 40%, uso obrigatório de máscaras e adoção de protocolos geral e específicos para o setor.

Os restaurantes, bares e similares também poderão funcionar por seis horas diárias, ininterruptas ou não, entre no período entre 6h e 17h. O consumo no local poderá acontecer em áreas ao ar livre ou bastante arejadas. As atividades de drive thru e serviços de entrega continuam liberados. Para as academias e treinamento de clubes a capacidade será limitada a 30% e as atividades práticas em grupo continuam suspensas.

Os proprietários dos estabelecimentos autorizados a funcionar a partir deste sábado (08) deverão efetuar um cadastramento no site da Prefeitura de Indaiatuba através do link www.indaiatuba.sp.gov.br/retomadaconsciente/ informando o horário de atendimento adotado, declarando ciência das normas aplicáveis e assumindo responsabilidade pelo seu efetivo cumprimento. Deverão ainda afixar em local visível, na entrada do estabelecimento, o horário de funcionamento presencial.

Os horários de funcionamento dos shoppings da cidade serão os seguintes:

Parque Mall: 10h às 16h

Shopping Jaraguá: 12h às 18h

Polo Shopping: 12h às 18h

IGREJAS

A Portaria nº 734 editada nesta sexta-feira (07) também estabelece que as atividades presenciais de cultos e assistência religiosa e espiritual, consideradas essenciais, deverão observar as recomendações do Ministério da Saúde, entre elas: a lotação máxima de 40% da capacidade, adotando restrições ao uso de assentos de forma a assegurar uma distância mínima de 1,5 m entre as pessoas; manter as condições de higienização durante o período de funcionamento; disponibilidade de álcool em gel a 70% (setenta por cento) para uso dos frequentadores; exigir o uso de máscaras por todos os frequentadores; evitar o acesso de pessoas do grupo de risco assim como impedir o acesso de pessoas sintomáticas e propiciar a ventilação nos ambientes.

• Redator(es): Darlene Ribeiro