Prefeitura de Indaiatuba autoriza retomada de atividades culturais presenciais dia 08

Atividades deverão seguir os devidos protocolos sanitários
04/09/2020 10:40h

Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba informa que a partir do próximo dia 08 de setembro, as atividades de cultura, lazer e entretenimento passam a ser autorizadas na cidade, cumprindo-se os devidos protocolos sanitários em razão da pandemia de Covid-19. A nova medida consta na Portaria nº 847, publicada na edição desta quinta-feira (03) da Imprensa Oficial do Município.

O documento modifica a Portaria nº 734, que dispõe sobre a alteração de fase do Plano São Paulo no âmbito do município de Indaiatuba, acrescentando o artigo 5º, que permite a realização de “atividades de cultura, lazer e entretenimento, compreendidas as sessões e espetáculos drive-in, produção de audiovisuais, produção de espetáculos, circo, eventos culturais e de entretenimento, museus, centros culturais, bibliotecas, acervos, cinemas, teatros, salas de espetáculos e auditórios, parques e centros de entretenimento”.

De acordo com os critérios do Plano São Paulo de Retomada Consciente, a flexibilização para eventos, convenções e atividades culturais é permitida após a região permanecer por 28 dias consecutivos na Fase 3, considerada amarela. O Protocolo Geral de Vigilância Sanitária para esses setores estabelece capacidade limitada a 40%, horário reduzido (8 horas ininterruptas ou não), obrigação de controle de acesso, hora marcada e assentos demarcados, assentos e filas respeitando o distanciamento mínimo e proibição de atividades com público em pé.

A Portaria nº 847 acrescenta ao Protocolo Geral de Vigilância Sanitária do município, constante no Anexo 1 da Portaria nº 734, as regras específicas e detalhadas dos setores de eventos, convenções e atividades culturais.

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba está fazendo a reestruturação no espaço da Biblioteca Pública Rui Barbosa, situada na Casa da Memória, para atender a população seguindo todos os protocolos de segurança. A previsão é que o atendimento presencial ao público seja retomado no dia 21 de setembro.

O complexo do Casarão Cultural Pau Preto, que inclui o Museu Municipal e o Bosque, está passando por manutenção preventiva, portanto, somente será reaberto ao público no início de 2021, em data a ser definida.

PARQUE DO MIRIM E MUSEU DA ÁGUA

O Museu da Água e o Parque do Mirim reabriram ao público, de forma restrita, na última segunda-feira (31). O número de pessoas é limitado a 40 % da capacidade das áreas para que não haja aglomeração.

Os visitantes têm acesso à área externa do Museu da Água no período de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, podendo permanecer no local até às 17h. O prédio ficará aberto apenas para utilização dos sanitários, já as salas de exposição serão mantidas fechadas. O uso de bebedouros públicos está proibido.

A abertura do Parque do Mirim contempla a pista de caminhada, o quiosque, os pedalinhos e a locação de bicicletas. O funcionamento acontece de segunda-feira a sábado das 7h às 18h, podendo permanecer no local até às 19h. Aos domingos e feriados o horário de funcionamento será das 7h às 16h, podendo permanecer no local até às 17h. O Quiosque estará funcionando das 8h às 16h de segunda a domingo. Na portaria do parque está sendo realizado o controle de acesso com limite reduzido para entrada de pessoas e medição de temperatura.

• Redator(es): Darlene Ribeiro