Stupid é a banda vencedora da edição 2020 do Festival de Rock Virtual

09/12/2020 12:02h

Foto: Divulgação RIC/PMI
Stupid é a banda vencedora da edição 2020 do Festival de Rock Virtual

A Stupid é a vencedora da edição 2020 do Festival de Rock Virtual, promovido pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A banda foi a melhor classificada na votação entre os jurados Luiz Thunderbird, Eduardo Ardanuy e Badauí (CPM22) e ficou em segundo lugar na votação popular. A segunda colocação ficou com a banda Mephysto, seguida pela Medo da Noite. No total, 24 bandas se inscreveram e dez foram classificadas pelos jurados para a final e votação popular.

Após a fase de inscrição e avaliação dos trabalhos, as bandas concorrentes do Festival de Rock Virtual gravaram sua música concorrente, que foi disponibilizada ao público por meio do Cultura Online (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/) no dia 27 de novembro. A banda Medo da Noite foi quem recebeu o maior número de votos, 44.042, seguida pela Stupid, com 29.014 votos, e Mephysto, com 20.248 votos.

O voto online rendeu três pontos ao primeiro colocado, dois pontos ao segundo e um ponto ao terceiro, conforme detalhado no regulamento do Festival. Os jurados também se reuniram para analisar os concorrentes e após a soma dos votos, foram divulgados os vencedores. A banda Stupid é a vencedora e conquista o prêmio de R$ 6 mil, seguida pela Mephysto, que garante R$ 4.500, e a Medo da Noite, que leva R$ 3.500.

Além disso, a banda Hutal leva o prêmio de Melhor Composição com Baile Blues e garante R$ 2.000, e a banda Mephysto conquista o prêmio de Melhor Intérprete e também leva R$ 2.000. Todas as premiações constam no projeto de Lei 7.318, de 23 de março de 2020, aprovado pela Câmara Municipal.

“Em um ano de pandemia e com a impossibilidade de aglomerações, foi um grande desafio para a Secretaria de Cultura realizar esta edição virtual do Festival de Rock”, afirma a secretária de Cultura, Tânia Castanho. “No entanto, a força do festival e o talento dos músicos fizeram desta edição do evento um sucesso. Agradecemos também ao público, que participou da votação online, e aos nossos jurados, que nos ajudaram nesta difícil tarefa de escolher os melhores trabalhos apresentados. Parabéns a todos os participantes”.

Jurados

Badauí é vocalista da CPM22, banda com 25 anos de estrada e aproximadamente dois mil shows, incluindo os maiores festivais do país, como Planeta Atlântida, Festival João Rock e Rock in Rio. Soma sete discos de estúdio e quatro DVDs, entre eles um DVD Acústico e um Ao Vivo MTV, além de diversos prêmios VMB (MTV Brasil) e um prêmio e diversas indicações ao Grammy Latino.

Mesmo com todas as mudanças da indústria fonográfica, passando por todas as mídias, das fitas cassete ao streaming, a banda se manteve firme, fiel às suas origens, e hoje o CPM22 continua levando milhares de fãs por onde passa.

Nascido em São Paulo em 20 de junho de 1967, influenciado em sua infância por Jimi Hendrix, Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath, Van Halen e toda criatividade da música dos anos 60 e 70, Eduardo Ardanuy (mais conhecido como Edu Ardanuy) possui um vasto currículo. Na estrada há mais de 30 anos, é reconhecido como um dos melhores guitarristas de rock do país, eleito tanto pelo público como pelas melhores revistas especializadas.

Já participou das bandas The Key (1988), Anjos da Noite (1989), Supla (1991), Tritone (1998) - com os guitarristas Sérgio Buss e Frank Solari - e Tork (2009). Em 2008, gravou seu primeiro álbum solo instrumental, intitulado Electric Nightmare. Mas foi com o Dr. Sin, banda formada em 1992 pelos irmãos Andria e Ivan Busic, que Edu se projetou no cenário do rock e da guitarra brasileira permanecendo na banda até 2016.

Atualmente, Edu desenvolve dois novos projetos: um novo álbum solo instrumental intitulado Wild, com Glécio Nascimento no baixo e Manny Monteiro na bateria e a nova banda de rock Sinistra, com Nando Fernandes nos vocais, Luis Mariutti no baixo e Rafael Rosa na bateria.

Luiz Thunderbird é fundador, vocalista, baixista e guitarrista da banda Devotos de Nossa Senhora Aparecida, criada em 1986. Também foi fundador, baixista e vocalista da banda Tarântulas & Tarantinos, em 2010, que após uma nova fase de músicas autorais passou a assinar como Elektromotoren. Também integrou as bandas ThunderStandarts (com Gaspa, ex-baixista do Ira), Fuck Berry (versões em português de Chuck Berry) e Jupiter Maçã (como baixista e produtor musical de 2008 a 2010).

Na televisão, marcou época na MTV, onde atuou desde os primórdios do canal, em 1990, até sua mudança de endereço, em 2013. Também passou pela Rede Globo, Manchete e TV Cultura. Comandou diversos programas de rádio e é presença constante na internet, com destaque para o canal Music Thunder Vision, no YouTube desde 2017, e que soma quase 80 mil inscritos.

• Redator(es): Fábio Alexandre