SEPREV de Indaiatuba recebe nota máxima no Índice de Situação Previdenciária 2020

Apenas 10 cidades no Brasil receberam máxima classificação
08/01/2021 15:39h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Dentre os 2.138 RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social) do Brasil, apenas 10 receberam classificação máxima no Índice de Situação Previdenciária (ISP), e o SEPREV está entre eles, já que foi classificado com nota A.

O Indicador de Situação Previdenciária foi instituído pela Secretaria de Previdência Social (SPREV) do Ministério da Economia, recentemente reformulado pela Portaria nº 14.762/2020, e avalia as seguintes dimensões: gestão e transparência, situação financeira e situação atuarial. A classificação do ISP RPPS é mensurada mediante informações transmitidas à SPREV por intermédio do CADPREV, que é o sistema de informações dos regimes públicos de previdência social, com dados de vários demonstrativos e relatórios, como: DRAA (Demonstrativo de Resultado da Avaliação Atuarial), DPIN (Demonstrativo da Política de Investimentos), DIPR (Demonstrativo de Informações Previdenciárias), entre outros.

Nos 10 RPPS classificados com nota A estão: 1 Estado (Amazonas), 5 municípios de grande porte (Indaiatuba, Barueri, Jundiaí, S.B.do Campo e Joinville/SC), 3 de médio porte (Ubatuba, Bertioga e Pinhais/PR) e 1 pequeno porte Aratiba/RS.

Autarquia se destaca em prêmio da Aneprem

Na 11ª edição do Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, promovido pela Aneprem (Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios), o SEPREV conquistou o 6º lugar na categoria Instituição de Grande Porte, modalidade Governança.

A premiação aconteceu no dia 23 de novembro, no 19º Congresso Nacional de Previdência da Aneprem, no Rio de Janeiro.

O Prêmio Aneprem tem como objetivo reconhecer e premiar as Unidades Gestoras de RPPS que mais desenvolveram boas práticas de gestão e se baseia em princípios como transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social.

• Redator(es): Samanta de Martino / Gabriel Beccari