Prefeitura terá retorno presencial às aulas da Rede Municipal no dia 08 de fevereiro

Ano letivo começa com 20% dos alunos nas salas de aula
03/02/2021 20:32h

Foto: Divulgação

A Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba iniciará o ano letivo de forma presencial no dia 08 de fevereiro. A data vale para o Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Pré-escola e Creches, somente Maternal II. A Secretaria Municipal de Educação seguirá um plano de volta às aulas que, inicialmente, atenderá 20% dos alunos de forma presencial, com revezamento de atividades presenciais e remotas. As escolas municipais seguirão o Protocolo de Segurança e todas as orientações do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Conforme informou a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, a proposta é iniciar o ano letivo com atividades de integração mantendo 20% dos alunos em sistema presencial. Essa porcentagem subirá para 50% a partir de março, caso o município esteja na fase amarela do Plano São Paulo de Retomada Consciente, possibilitando alternar com uma semana de ensino presencial e uma semana de atividades pedagógicas em casa. “Os pais podem ficar tranquilos, porque faremos uma avaliação diagnóstica para conhecer a situação acadêmica de cada criança e montar um planejamento de aulas específico para corrigir as defasagens apresentadas pelos alunos”, explicou.

Nas escolas de período integral os alunos terão aulas no ensino regular e também nas oficinas, respeitando as fases do Plano São Paulo de Retomada Consciente e rodizio entre a quantidade de alunos.

A secretária tranquilizou as famílias e garantiu que as escolas estarão preparadas para receber as crianças, respeitando todos os Protocolos de Segurança. “Nossa equipe está bem cautelosa com relação aos Protocolos de Segurança. Os cuidados já começam no transporte dos alunos, com a medição de temperatura, o distanciamento entre os bancos e a higienização do ônibus”, avisou.

Nesta semana, todos os funcionários docentes e não docentes da Rede Municipal de Ensino farão um curso EaD sobre o Protocolo de Segurança na volta às aulas. Cada escola construirá o próprio Protocolo de Retorno Presencial, com a participação de professores, funcionários e pais, por meio do conselho de Escola, que deverá ser aprovado pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, e pela Secretaria da Educação.

No retorno, os alunos receberão máscaras e garrafinha para água. O lanche também será servido embalado para os alunos.

Indaiatuba está classificada na fase laranja do Plano São Paulo de Retomada Consciente. Segundo Resolução Seduc nº 11/21, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 26 de janeiro, nos termos do Decreto Estadual 65.384/20, para a retomada das aulas e atividades presenciais nas fases amarela e laranja, a presença dos estudantes em sala de aula está limitada a até 35% do número de alunos matriculados; na fase amarela até 70%; e na fase verde é admitida a presença de até 100% dos alunos.

A Resolução também complementa que as atividades escolares presenciais serão obrigatórias na fase amarela, verde e azul, seguindo as porcentagens de ocupação das salas de aula e todos os protocolos de segurança. Nessas fases, as atividades escolares de forma remota somente serão disponibilizadas para alunos do grupo de risco, mediante apresentação de atestado médico, e alunos que estejam com sintomas ou que tenham contato com familiares com sintomas da Covid-19.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno