Relações Institucionais

 

Notícias

Saae inova telemetria nos 23 setores de abastecimento utilizando fibra ótica

  • Publicação: 08/02/2021 10:13h
  • Redator(es): Rose Parra DCS
  • Release N.º: 101

Foto

Foto: Rose Parra DCS

A equipe de combate às perdas de água na rede de distribuição do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), desenvolve um trabalho constante para garantir a máxima eficiência do serviço de distribuição de água da cidade dentro do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água.

A autarquia substituiu a telemetria que era feita via radiofrequência por um sistema de internet por fibra ótica. Isso significa, que o Centro de Controle de Operações (CCO), tem mais agilidade para monitorar os 23 setores de abastecimento instalados, já que com a internet, diferente da rádio frequência, não são necessárias instalações de novas antenas para a transmissão de dados, além da eliminação de possíveis interferências causadas pelo relevo. Os pontos de macromedição medem a vazão de água através dos macromedidores e de transmissores que monitoram a pressão de água tratada que sai das Estações de Tratamento de Água (ETAs).

“A rede de distribuição do município atualmente dividida em 23 setores de abastecimento possibilita o controle de pressão e monitoramento das vazões na rede de distribuição através da limitação das zonas de influência da cidade, permitindo a localização com maior facilidade dos vazamentos e possibilitando a melhor análise para tomada de decisões, reduzindo custos e minimizando os transtornos à população”, explica o superintendente do Saae, engº Sandro Lopes Coral.

Esse sistema integrado permite aos técnicos do Saae identificarem com mais eficiência possíveis perdas de água tratada na rede e agilidade na tomada de decisão e resolução dos problemas. Em 2020 esse trabalho reduziu para 25,9% as perdas.

A telemetria é utilizada pelo Saae para monitoramento e controle remoto das operações pertinentes ao sistema de abastecimento melhorando o gerenciamento do sistema de abastecimento de água, sendo possível otimizar o consumo de energia elétrica e auxiliando ainda mais a eficiência no Controle de Perdas.

Hoje, além dos 23 setores, a autarquia utiliza a transmissão de dados por telemetria nas Estações de Tratamento de Água, Estações de Captação de Água e Reservatórios, onde as informações são enviadas para o banco de dados no CCO instalado no Complexo Vila Avaí.

Desde 2010, a equipe de combate às perdas de água na rede de distribuição desenvolve um trabalho constante para garantir a máxima eficiência do serviço de distribuição de água da cidade dentro do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água.


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba